[ editar artigo]

Propósito, coragem e criatividade!

Propósito, coragem e criatividade!

Quando olho para trás e vejo que em 2014 escolhi sair de um estágio promissor em uma das maiores/melhores empresas do país, para organizar um evento sobre Lixo, bate aquele pensamento "O que eu tinha na cabeça?" haha

Na cabeça eu de fato não sei, mas sentia uma adrenalina pulsando nas veias, um certeza que vinha através da intuição e se manifestava em frio na barriga e um coração vibrante e feliz por ter tomado essa decisão. 

Organizar a primeira Semana Lixo Zero na cidade de Joinville foi sem dúvida um dos projetos mais desafiadores e mais recompensadores que tive a felicidade de participar. 

Conectar os pontos que levaram à essa decisão só foi possível anos depois, mas na época, quando comecei a me envolver com a temática do Lixo Zero, tudo pareceu muito intuitivo. Valorizar a natureza, cuidar do meio ambiente e separar meu lixo era algo que eu já tinha dentro de mim, que eu já havia aprendido em casa, logo, fazia todo o sentido levar essa informação e consciência para mais pessoas. 

A causa é muito nobre, o desafio por si só, gigante, tudo isso me fazia vibrar, mas ia além disso. É sobre se sentir útil e cumprindo uma missão maior. É sobre se movimentar, colocar energia e construir a sua própria jornada. É sobre fazer sentido e se sentir realizado. 

Identificar esse sentimento e o que faz ele brotar dentro de nós não é uma tarefa fácil e muitos levam anos até colherem frutos dessa busca. Me considero com "sorte" e agradeço por já ter sentido isso na vida.  

Tomar uma decisão é sempre um processo, e a coragem necessária para seguir seu propósito não surge da noite pro dia, e no meu caso,  não se manifestou como um rompante de atitude e ação, mas muito mais como uma vozinha tímida que me dizia lá no fundo "Se joga!". E era essa vozinha que me fez ir tomando pequenas decisões, impulsivas, daquelas que a minha mente racional temia e bloqueava. E assim, aos poucos, com pequenas doses de coragem todos os dias fui decidindo que era essa caminho que queria seguir. 

A Semana Lixo Zero me tirou da zona de conforto, trouxe aprendizados, amigos, e mais do que tudo me colocou na jornada para me tornar um empreendedor, e foi assim que surgiu a Rastro Sustentabilidade, com o propósito de desenvolver de levar consciência, empatia e sensibilidade através da educação e projetos que gerem transformações positivas e criem um mundo mais justo e equilibrado. 

Empreender, especialmente nessa área, sempre exigiu um "q" a mais de criatividade. Problemas complexos exigem soluções criativas que unam diferentes perspectivas. Mas por muito tempo não me considerei um "criativo", tinha comigo que esse adjetivo era pra artistas, designers, arquitetos, não pra um engenheiro de pensamento cartesiano. Em um mundo tão compartimentalizado, que cria rótulos tão facilmente, desconstruir esses pré-conceitos foi, e ainda é, uma tarefa exigente.

Mas ao entender que estamos todos interconectados, que a colaboração e a diversidade são importantes para prosperar, percebi a necessidade de ampliar minha visão de mundo e me permitir explorar outras áreas e conhecimentos. O desafio agora é conectar, de maneiras criativas, todos esses pontos. E assim, naturalmente, a criatividade se tornou um pilar crucial no desenvolvimento da minha trajetória e é com base nessas premissas que criamos nossos projetos. 

Meu nome é Gustavo Ritzmann, sou natural de São Bento do Sul e levo no coração a vontade de aprender todos os dias e quando o universo me permite, compartilhar um pouco das minhas sinapses. 

Obrigado!

Sustentabilidade Criativa

Transformação Criativa
Gustavo Ritzmann
Gustavo Ritzmann Seguir

Construindo transformações. Manifesto meu propósito ao despertar a essência da sustentabilidade em diversas perspectivas. Engenheiro de Produção, Permacultor e Educador pela prática. Cofundador da Rastro Sustentabilidade.

Ler conteúdo completo
Indicados para você