[ editar artigo]

O que é uma gestão bem sucedida e sustentável? [Aula 1]

O que é uma gestão bem sucedida e sustentável? [Aula 1]

Material da Aula 1, da Semana do Negócio Bem Sucedido e Sustentável.

Este material foi criado pelos especialistas da Casa Origem, criadores do primeiro restaurante Lixo Zero do Brasil.

Partimos do seguinte dado:

Mudar o jeito de habitar o mundo não é só usar ecobag no lugar da sacolinha, nem só consumir orgânicos, muito menos só ser vegano. Um negócio sustentável é muito mais sobre o jeito de pensar, o jeito de realizar as trocas e o jeito de gerir negócios.

Por que olhar para uma gestão sustentável e bem sucedida?

Pois não adianta a gente trocar o material e manter o mesmo jeito de pensar.
- exemplo 1: se usarmos um saco de pano com a mesma mentalidade da sacolinha
descartável vamos acabar comprando zilhões de sacos de pano porque vamos sempre esquecer de levar ele quando formos fazer compras => mesma lógica, material sustentável = problema.
- exemplo 2: só consumir orgânicos. Existem monoculturas de orgânicos se a gente
reproduzir a lógica atual, iremos danificar o solo por monocultura, não necessariamente por agrotóxicos mas pelo mal uso do solo que espera um sistema de plantio em rotatividade, que respeite a regeneração do solo, senão, dá ruim => mesma lógica, produto sustentável = problema.
- exemplo 3: ser vegano. Existem produtos ultraprocessados e nocivos à saúde e ao
planeta que são considerados veganos. Se mantivermos a mesma lógica atual, o
mesmo paradigma de pensamento, vamos explorar um pouco menos, mas vamos
continuar explorando. => mesma lógica, intenção sustentável = problema.

Qual é o problema?

O problema está no jeito de pensar, no status quo, no paradigma atual que é o da ESCASSEZ e precisamos trocar pelo da ABUNDÂNCIA.

Paradigma da Escassez X Paradigma da Abundância

No paradigma atual, além de projetarmos nossa cabeça para trabalhar pensando que vai faltar, trabalhamos LINEARMENTE: produção, uso, descarte = caos climático, pobreza, desigualdade e falta de equidade social.
No paradigma da abundância, trabalhamos CIRCULARMENTE: produção, uso, reuso. A matéria prima nova que entra é só se necessário, cria-se mais necessidade de beneficiamento dos produtos e serviços, mais gente trabalhando pelo coletivo.

O que precisa mudar para atingirmos esse paradigma e essa circularidade?

  1. Mentalidade dos negócios com futuro: um negócio bem sucedido além de lucro, tem que gerar impacto positivo, isto é, criar impacto real na vida das pessoas assegurando o futuro de todos. Um negócio bem sucedido melhora o mundo por causa da sua existência e, por consequência, dá dinheiro, o qual é usado para remunerar bem todos os envolvidos no processo e respeitando a regeneração dos recursos dos quais todos nós dependemos.
  2. Metodologia: um guia para você saber os passos para uma gestão sustentável realista, que considere todos os empecilhos que os fatores externos criam.
  3. Estrutura sólida: prática anual, mensal, semanal e diária de toda a metodologia e do propósito; precificação correta; gestão de pessoas com foco em felicidade + habilidades; conhecimento do mercado que se está inserido.
  4. Conexões com quem também está disposto a fazer melhor e trabalhar com esse sistema => encontre pessoas que acreditam que MUDANDO O JEITO DE PENSAR, TUDO COMEÇA A FAZER MAIS SENTIDO: hoje nos colocamos como dependentes do dinheiro, quando entendemos que somos dependentes dos recursos MAIS DO QUE DO DINHEIRO, percebemos que nossos negócios são máquinas de possibilidades que podem nos levar a 2 cenários:um futuro possível ou fomentar algo que nos leve à bancarrota, ao colapso.

Ok, estamos num mundo em transição, não vai dar pra ser perfeito!

Precisamos do dinheiro e precisamos permear entre o mundo que queremos ver e o
mundo que existe, dessa forma, usamos a seguinte pergunta-guia:
“Faz sentido ser uma empresa com a lógica de: explorar, destruir, daí lucrar depois usar o dinheiro pra doar pra alguma ONG ou fazer alguma ação para tentar consertar os problemas que elas mesmas criaram?”
RESPOSTA: Não, não faz, pois se ela continuar assim ad infinitum, não vai ter público pra comprar dela e não vai ter recurso pra ela explorar, conforme os Climate Clocks (relógios climáticos, que dão a contagem regressiva para o planeta Terra começar a realmente se tornar inóspito para os seres humanos e os ecossistemas que o sustentam):

Então afinal, o que é uma gestão sustentável e bem sucedida?

Gestão sustentável e bem sucedida é pensar no processo como um todo, de onde vem, como se processa e pra onde vai. É encontrar as melhores saídas considerando que os recursos que a Terra dá são essenciais para a nossa existência e devem ter seu tempo de regeneração respeitados para que não falte nada para ninguém. É considerar o dinheiro uma ferramenta do negócio e não um fim, o dinheiro serve pra gente potencializar nosso propósito.

Materiais complementares de Sustentabilidade Criativa para Negócios:

Principais riscos globais em 2021

O que é economia circular?

Colocando a Economia Circular em prática

 

 

Sustentabilidade Criativa

Transformação Criativa
Transformação Criativa
Transformação Criativa Seguir

Um canal que traz a #criatividade como ferramenta estratégica para empreender @transcriativa

Ler conteúdo completo
Indicados para você