[ editar artigo]

Mindset dos negócios do futuro: 3 jeitos de pensar de quem vai fazer a diferença nos próximos anos.

Mindset dos negócios do futuro: 3 jeitos de pensar de quem vai fazer a diferença nos próximos anos.

Hoje, as dicas serão rápidas, mas não menos profundas.

Em 2019 o livro Mindset: a nova psicologia do sucesso, da Carol Dweck, fez muito sucesso (risos) nas listas de mais lidos e entre os empreendedores de impacto. Entre muitos ensinamentos essenciais, destacamos o principal: existem dois tipos de mindset, o fixo e o de crescimento. O fixo é aquele que te mantém frustrado com seus erros ao invés de aprender com eles; é aquele que faz você se sentir menos inteligente ao invés de te ensinar que você não sabe tudo; é aquele que faz você fugir das suas vulnerabilidades, o que te torna igual a todo mundo. Já o mindset de crescimento é o que te faz entender que errou - e que vai errar mais muitas vezes - mas que te permite aprender com os erros e tentar novamente de um jeito melhor; é  o que te faz sentir vivo porque continua aprendendo coisas novas e jeitos novos; é aquele que deixa aparecer algumas vulnerabilidades, com a consciência de que é isso que te torna única ou único no mundo.

Esse livro e esses dois tipos de mindset nos inspiraram a virar a chave nesses 3 jeitos de pensar que tem feito a diferença na nossa trajetória e fará a diferença nos próximos 5 anos. (Ok, a palavra mindset já deu ranço em bastante gente, mas estamos falando do livro e ele usa essa terminologia).

São eles:

  1. Menos impacto ambiental e mais impacto social: para um negócio ser bem sucedido ele precisa oferecer retorno ambiental & financeiro. Só o retorno financeiro não garante o futuro do meu negócio. O sucesso real é medido em quanto impacto social você deixa e quanto impacto ambiental você evita. É simples assim.

  2. Saiba o seu “por quê”: um negócio bem sucedido melhora o mundo por causa da sua existência e também dá dinheiro, que é a ferramenta usada para remunerar bem todos os envolvidos no processo e vai ser usada respeitando a regeneração dos recursos dos quais nós dependemos. Um negócio só pode ter sucesso se tiver futuro.

  3. Não é (só) sobre dinheiro: dinheiro é ferramenta (alô @nathaliaarcuri). A melhoria da qualidade de vida para todos é o maior resultado. Dinheiro não é fim, portanto não pode ser justificativa para destruir. Coloque esse objetivo no core do seu negócio, isso vai fazer ele voar mais alto e gerar mais valor para cada vez mais gente.

Para o futuro ser melhor do que as previsões têm mostrado, a gente precisa fazer as coisas diferentes. Desde o momento que a gente acorda até a hora de dormir.

Essas 3 dias são um belo de um começo.

Abração,

Jo.

Sustentabilidade Criativa

Transformação Criativa
Casa Origem
Casa Origem Seguir

Somos uma ferramenta de transformação social e ambiental no mundo. Acreditamos que a comida pode - e vai - transformar a sociedade.

Ler conteúdo completo
Indicados para você