[ editar artigo]

Estratégia: 3 ferramentas.

Estratégia: 3 ferramentas.

Quando começamos na Casa Origem, a palavra estratégia vinha como algo muito abstrato na nossa cabeça. O que é estratégia? Como assim? Estratégia de quê? Pra vender mais? (Naquela época tínhamos medo de vender mais e sermos confundidos com empresas do mal que geram lucro). E assim a estratégia resumia-se a apagar incêndios do dia-a-dia: compra ali, pega ali, manda fazer lá, opa volta faz aqui, saiu tal coisa, sai do cardápio, volta pro cardápio, enfim... Quem aí se identifica?
Além de apagar incêndio, também tinha aquela organização intuitiva, que existe fundamentação teórica mas a gente aprende antes na prática - e depois vai atrás estudar e entender que tudo aquilo que se fazia já existia escrito. É aqui que a gente entende que planejar e estudar é muito importante, muito mesmo! Te faz cortar caminhos e economizar stress.

Então, separamos essas 3 ferramentas que nos ajudam no dia-a-dia a entender a estratégia de cada parte da empresa. Sim, estratégia é para alcançar e impactar mais pessoas,  vender mais para financiar projetos, pode ser estratégia para melhoria nas embalagens, melhoria nos objetivos sustentáveis de um negócio, enfim. O céu é o limite.

Então, lembre-se: estratégia parece coisa de grande empresa, e é, mas a gente pode aplicar na nossa vida e negócios.

  1. Teoria da Mudança: conjunto de ferramentas que auxilia no planejamento de qualquer tipo de iniciativa social criando pequenas metas e sempre considerando causa-consequência. “A Teoria da Mudança é essencialmente uma descrição abrangente e ilustrativa de como e por quê uma mudança desejada deve acontecer em um contexto particular. Ela é focada em mapear ou preencher a lacuna (gap) entre o que um negócio faz (suas atividades, intervenções) e como isso determina que os objetivos desejados sejam alcançados.” (theoryofchange.org). A Teoria da Mudança pensa e aceita as mudanças pelo caminho, se adapta a elas e cria o melhor cenário com o que existe hoje. 
    A gente sempre fez Teoria da Mudança na Casa Origem e nem sabia que era isso que a gente fazia - do nosso jeito artesanal - mas fazia! *Para fazer sua Teoria da Mudança, use o modelo no site: 

    https://blog.sementenegocios.com.br/teoria-da-mudanca/
  2. OKR: Objectives and Key Results. Um simples jeito de detectar objetivos e determinar resultados chave que mostram que estamos chegando nesses objetivos. É um pontapé inicial para criar metas, que é nosso próximo item.

  3. Metas de verdade: todo mundo sabe que meta precisa ser específica, desafiadora porém fazível e, acima de tudo, ter uma data. Mas por quê não é todo mundo que cria e executa metas? Nosso cérebro trabalha de formas complexas que fazem a gente sempre achar que amanhã a gente vai fazer tudo e que a gente já sabe o que precisa - mas isso é tema pra um próximo post. Tenha metas de verdade

Essas 3 simples estratégias ajudaram a gente a ser referência em sustentabilidade aplicada no Brasil inteiro - trabalhando no operacional e no estratégico ao mesmo tempo. Organize-se, peça ajuda para se organizar, pague, invista. Os resultados vão vir mais rápido do que parece.
Abração,
Jo.

 

Sustentabilidade Criativa

Transformação Criativa
Casa Origem
Casa Origem Seguir

Somos uma ferramenta de transformação social e ambiental no mundo. Acreditamos que a comida pode - e vai - transformar a sociedade.

Ler conteúdo completo
Indicados para você