[ editar artigo]

A jornada da sustentabilidade precisa ser solitária?

A jornada da sustentabilidade precisa ser solitária?

Olá! Me chamo Victoria, sou bióloga e apaixonada pela natureza, claro. Sempre achei que tinha nascido para ser 'bióloga de bicho', que lidar com gente não era minha praia.  Trabalhei com conservação e bem estar de animais silvestres e me sentia realizada. Estar cercada de animais e de natureza me transborda.

Até que minha virada de chave aconteceu. Assisti o documentário Oceanos de Plástico e chorei. Fiquei chocada, incomodada, revoltada.

Virei a ecochata, a fiscal dos descartáveis, a louca da separação do lixo. Não me conformava em ver que ninguém ao meu redor se importava com as mudanças climáticas, com a poluição, com a extinção das espécies. Sentia que precisava gritar tudo isso para o mundo, mas que ninguém queria me ouvir.  Me sentia, ao mesmo tempo, impotente e importante, pois sabia que cada pequena ação tinha um impacto, mas que sozinha não ia conseguir. E era assim que estava: sozinha.

Aqui, em algum momento, eu virei 'bióloga de gente'. Entendi que eu precisava encontrar os meus. Sabia que tinha gente nesse mundo que realmente se importava com esse mundo.  E que eu precisava me conectar com essas pessoas. Minha segunda virada de chave. 

Decidi me engajar e buscar pessoas que também se importavam. Descobri que tem MUITA gente querendo fazer a diferença. Como diz a tirinha do Armandinho, estamos espalhados, mas já estamos nos reunindo. E unidos somos mais fortes, vamos mais longe. Unidos trocamos experiências, nos damos suporte e força pra continuar. Dizem que o futuro é colaborativo, né?

Depois um tempo remando contra a corrente sozinha, comecei a encontrar parceiros que queriam estar nesse barco comigo. Compartilhar esse processo com quem tem os mesmos ideias recarrega! Então, decidimos criar uma ferramenta para facilitar essas trocas.

Nós acreditamos que a sustentabilidade é caminho. É  transformar por meio do engajamento e da colaboração. É uma jornada de empatia e autoconhecimento. Pensando nisso, criamos o "Pegada Sustentável: Uma Jornada de Amor ao Planeta", uma imersão online, para quem está na busca por uma vida com mais harmonia e menos impacto.

Se você chegou até aqui, quero te convidar a fazer parte da nossa equipe. A entrar para o  nosso ECOletivo e se conectar quem tem os mesmos propósitos, se abastecer de conhecimento e inspiração. Se você sentiu esse chamado, me chama pra conversar ou acessa:  www.cutt.ly/pegada2

Espero que após esse relato você não se sinta mais sozinh@, e desejo que você siga firme na sua jornada. O mundo precisa de nós!

Sustentabilidade Criativa

Transformação Criativa
Victoria Reolon de Mello
Victoria Reolon de Mello Seguir

Sou Bióloga, Embaixadora do ILZB e idealizadora do Casulo Sustentável. Atuo como consultora para Certificação Lixo Zero, educadora ambiental e na gestão de Coletivos do ILZB. Acredito no poder da transformação por meio do engajamento e do coletivo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você