[ editar artigo]

A ginga do seu borogodó

A ginga do seu borogodó

Já falamos sobre Batimento, sobre Risco... mas e esse tal de borogodó que a Transcriativa tanto exalta?

Bom, chegamos ao nosso terceiro elemento fundamental no processo criativo e ele se chama ginga. Ginga mesmo, do brasileiro gingado, único e inconfundível, porque, convenhamos, a gente dá uma aula no quesito diferencial. Onde está o seu diferencial?

Para explicar um pouco mais sobre esse conceito e porque consideramos ginga tão importante nessa construção, precisamos dar um passo para trás e entender o que o borogodó representa.

Borogodó é algo muito particular e tem diferentes versões de acordo com a percepção de cada um, portanto, não existe resposta certa ou errada quando te perguntarem qual o significado literal da palavra. Borogodó é o que você quiser. E para nós, ele é a moeda do futuro - do presente, melhor dizendo.

Acreditamos tanto nisso que a valorização do empreendedorismo brasileiro pela qual tanto lutamos é ancorada na premissa de que falar sobre criatividade todo mundo fala, mas falar sobre borogodó exige mente aberta para acessar o que poucos (ainda) conseguem: ele é a ferramenta estratégica para gerar valor, gerar renda e diferenciar negócios.

E é exatamente aqui que entra a ginga como elemento essencial: quando pensamos nela, pensamos automaticamente em dança, movimento, compasso. E o que é a vida senão uma eterna troca de ritmo? Os ritmos mudam, os movimentos se alteram e vale tudo, só não vale parar de dançar. Vida criativa é isso.

Na sua pista de dança, você se movimenta conforme a música que escolheu ou que escolheram para você?

Ginga é tudo que o Cláudio Sucesso representa no episódio #15 da nossa instasérie Transcriativa mLabs. É o legítimo fazer-muito-do-pouco, dar um jeito para tudo, mesmo que esse tudo pareça intransponível. 

Ginga, muito além de traduzir esse movimento artístico, representa infinitamente mais: é a capacidade intrínseca do nosso povo de resolver problemas com a criatividade como principal (e, muitas vezes, única) ferramenta.

Se a ginga fosse o seu único recurso disponível, o quão bem-sucedido você seria?

Preparamos um conteúdo completo sobre Ginga e você tem acesso a ele aqui. E, para descobrir o nível do seu borogodó, esse é o caminho :)

Masters of Borogodó

Transformação Criativa
Transformação Criativa
Transformação Criativa Seguir

Um canal que traz a #criatividade como ferramenta estratégica para empreender @transcriativa

Ler conteúdo completo
Indicados para você