Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Expedição Transcriativa mLabsBACK

Transcriativa mLabs Episódio 1: Criatividade é começar

Transcriativa mLabs Episódio 1: Criatividade é começar
Transformação Criativa
Apr. 16 - 4 min read
000

Descrição: Percorremos o Brasil de motorhome por dois meses para conhecer pessoas e projetos que têm a #criatividade como ferramenta para empreender. Nessa jornada vimos o poder da Transformação Criativa e voltamos com uma certeza: borogodó é a moeda do futuro (e o brasileiro vai se dar bem!).

Empreendedores entrevistados: Boca Guia (cidade de Mucugê), Claudiana Figueiredo (livro Cidades e Criatividade), Zé Pimenta (Euzaria), Rafa Cappai (Espaçonave), Paulo Rogério (Vale do Dendê).

 

 

Saiba mais sobre o episódio:

No primeiro episódio da instasérie Transcriativa mLabs, o narrador e líder do projeto Alex Lima, aborda o conceito inicial do projeto, que é a busca para a pergunta: "qual é o valor da criatividade brasileira?"

Exatamente um ano antes da concepção do projeto, que rodaria o Brasil por 2 meses em busca de empreendedores que utilizam a criatividade como fonte de renda e diferenciação de negócios, Alex menciona sobre sua participação como palestrante no TEDx com o tema "empreendedorismo aos olhos de quem sente", onde levantou pela primeira vez o termo Transformação Criativa.

Alex sempre acreditou que o potencial criativo do brasileiro pode ser o principal elemento de diferenciação econômica do país, mas questiona: "se a ideia é fazer diferente, porque parece que todos estão fazendo a mesma coisa?", remetendo ao fato de que muitos brasileiros sonham em ir para o exterior buscar técnicas criativas para alavancar negócios, mas esquecem de olhar para dentro e perceber que temos aqui um país continental com potencial de nos fazer viver a essência criativa o mais elevado grau.

O episódio nos mostra como o projeto saiu do papel, mesmo tendo que pular obstáculos como a descoberta da gravidez da Nati, esposa e também integrante do movimento Transcriativa. 

Ele diz ter sido altamente influenciado por uma frase do futurista Tiago Mattos que dizia:

"tem muita gente falando sobre a nova economia, mas tem pouca gente vivendo a nova economia",

e isso deu impulso para que, antes de criar um canal para falar de criatividade como ferramenta para empreender, ele vivesse a economia criativa de forma existencial.

O roteiro do projeto não foi pré definido, eles saíram sem saber quem encontrariam e onde o motorhome pararia para dormir na próxima noite. Eles 'só foram lá e fizeram' e entenderam o que faz o Brasil e o brasileiro serem conhecidos mundialmente pela sua capacidade criativa na arte, na cultura, na tecnologia, dentro das universidades, nas favelas, no coração da floresta e nos mais diversos locais que esse país gigante tem para oferecer.

Rafa Cappai, empreendedora criativa e fundadora da Espaçonave, participa do primeiro episódio e traz a mensagem de estarmos vivendo o momento mais incrível para criarmos novos negócios mas também uma das épocas mais desafiadoras, pois tudo está mudando todo o tempo. Ela também destaca a adaptabilidade do empreendedor a essas mudanças como o ponto chave para que negócios perdurem.

Paulo Rogerio, fundador do Vale do Dendê, também está presente no episódio destacando as infinitas possibilidades que a diversidade e a periferia brasileira trazem como potencial de inovação, e também a oportunidade de replicar essas ideias criativas em demais comunidades ao redor do mundo.

O episódio finaliza apresentando a equipe que realizou a viagem, afinal conheceremos um Brasil criativo através desses 6 olhares e, mais uma vez, destaca o diferencial intelectual que só brota aqui: a criatividade brasileira.

Join the group Expedição Transcriativa mLabs and receive new content every week.


Report publication
    000

    Recomended for you