Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Você faz diferença para melhorar o mundo, acredite

Você faz diferença para melhorar o mundo, acredite
Bibiana Rabaioli
Jun. 21 - 8 min read
000

Das pequenas ações a cada dia

Quando paramos pra pensar nos nossos hábitos de maneira isolada, a tendência é vir a resposta automática de que "ah, nem faz diferença". Mas quando ampliamos nossa visão e observamos todas as nossas ações em médio e longo prazo, e somamos às ações das outras pessoas, isso vira grande coisa.

Eu estou falando meio que de tudo. Um gesto de carinho, um gesto de parceria como lavar a metade da louça que todo mundo sujou junto. Um sorriso com os olhos... pequenas atitudes isoladas.

Já parou pra pensar que cada pequena folha na floresta aduba a floresta toda? Que cada minúsculo grão de arei cria uma belíssima praia? Que cada pequena mudança de hábito individual transforma um mundo inteiro ao longo do tempo?

Cada mudança de hábito seu faz diferença pra mudar o mundo

Se cada mudança individual tem impacto no mundo, vou começar por mim. Eu me lembro da minha mãe quando eu era bem pequena ensinando a separar o lixo.

Separar o lixo é um hábito que aprendi desde cedo e pra mim é tipo, pré requisito humano, afinal, nós somos o único animal que realmente faz lixo no planeta.

"ah mas não tem coleta seletiva em todas as cidades." Sim, verdade, isso precisa ser melhorado, mas não interessa sobre a tua atitude. Faz a tua parte e é isso. Ensine os teus a fazerem e reclame pro governo da sua cidade fazer a parte dele.

Talvez você me ache eco-chata neste texto, mas na boa... já deu né, gente. Estamos em pleno século 21, com informação pra todo lado, campanhas, coleta seletiva, situação climática caótica... é preciso virar adulto.

É preciso virar adulto climaticamente.

Cuidar do planeta não é tarefa só de adulto, como contei desde criança comecei a criar essa consciência e tem muita criança e adolescente dando show de exemplo por aí.

Ter consciência de que você não é só um ser ambulante que come, caga, trabalha, dorme e morre: você deixa impacto no planeta enquanto faz isso. E você faz parte desse planeta.

Então, sinceramente, se ainda não faz o mínimo de separar o lixo na sua casa, comece hoje. Já.

Pequenas ações do dia a dia que você pode aplicar hoje pra se tornar mais sustentável

Bom, vamos continuar antes que eu fique muito #florpistola (porque eu fico quando se trata do tema meio ambiente, poderia dar muitos exemplos de brigas que já comprei hehe) - vou trazer mais alguns hábitos que você pode começar a criar hoje pra diminuir teu impacto individual (que será global, lembra) no planeta.

Aqui vai a lista de coisas que de fato eu faço no dia a dia e faz diferença pra mim e para o mundo:

Substitua por opções sustentáveis

Escova de dentes de bamboo

A sua escova de dentes já deve estar na hora de trocar que eu sei, então, se você ainda usa de plástico a sua próxima escova precisa ser de bamboo. Você pode encontrar nas farmácias ou facilmente na internet.

Porque trocar? "Uma escova não faz diferença"... Faz, sim. Não quero trazer imagens chocantes aqui então use sua imaginação: já foram encontradas tartarugas marinhas feridas com cabos de escova de dente de plástico enfiadas em suas narinas. Quem garante que não era a sua escova que foi parar no oceano?

O bamboo é madeira e apodrece em alguns meses, podendo ser descartado no lixo orgânico. As cerdas muitas vezes ainda são de nylon, e você precisa arrancar com um alicate antes de por a escova fora, mas só de o cabo não ser plástico já faz diferença.

Aparelho depilatório/de barbear: troque por aquele de metal como o que o seu avô usava, dura pra sempre, você troca apenas a lâmina, menos plástico no planeta, obrigada :)

Use Ecobags: recuse, por favor, recuse as sacolinhas plásticas de mercado. Se o empacotador já está embalando, diga, não precisa moço, eu trouxe minha sacola de pano.

Compre a granel: é mais barato, se você levar as suas embalagens de vidro ganha desconto, peça sacos de papel, leve a sacola de pano. E fica muito mais bonito que um monte de embalagem plástica na cozinha.

Use cosméticos naturais: você não precisa de mais um tubo no banheiro. Há dois anos não uso shampoo e condicionador desses industriais e de farmácia. Só uso bicarbonato de sódio e condicionador natural em barra. (tem muita coisa na internet, use o google). Imagine quanto eu já economizei? Tá eu não calculei, mas você pode imaginar. Também desodorante natural, maquiagem natural.

Tudo o que você usa que é industrializado, um dia não existiu, ou seja, não é essencial, ou era natural, ou seja, você pode usar a versão natural.

Tem outras coisas que nós estamos já carecas de saber mas não aplicamos no dia a dia. Comer menos carne é a mais importante delas. O tema é longo mas saiba, o impacto do consumo de carne é enorme no planeta (veja documentário Cowspirace).

Eu aposto que você pensou aí em alguma outra atitude que pode ser mudada, porque nós sabemos. Agora, precisamos de fato fazer diferente.

Fazer diferente e espalhar que fazemos, não pra parecer "eco-correta" ou "eco-chata", mas porque o planeta está gritando: vocês vão se ferrar se não mudarem (falei que estou #florpistola).

Olha esse post que a @transcriativa publicou no Instagram:

"A notícia parece sensacionalista, mas foi divulgada pela NATURE, a principal revista de Sustentabilidade do mundo.

Negócios e profissionais serão cada vez mais exigidos a trabalharem numa lógica sustentável pra, juntos, conseguirmos reverter a situação do que quase não mais volta."

Portanto, está de fato passando da hora de deixarmos de sermos autômatos e acordar. Precisamos criar consciência sustentável e espalhar consciência sustentável, imediatamente, em todos os lugares, começando por si mesme na sua casa, na sua família e no lugar onde trabalha.

Sustentabilidade é sobre o jeito de pensar, é por isso que nos importamos em espalhar essa consciência. E na real é simples, pense comigo:

Olhe pro seu banheiro, tem muito plástico? O que desses produtos você pode hoje pesquisar pra substituir por algo natural ou mais sustentável?

Olhe pra sua cozinha. Está vendo quanta embalagem colorida? Plástico e mais plástico. Passe tudo para uma lista as coisas que você pode ir fazer a próxima compra a granel, começar e diminuir os saquinhos e por aí vai. Dê uma olhada geral na sua casa. É fácil identificar.

O seu jeito de pensar vai mudando, quando você for num restaurante vai lembrar de recusar canudos, vai recusar sacola no mercado, vai refletir mais "será que preciso mesmo comprar essa roupa", vai começar a buscar por produtos mais sustentáveis.

As empresas vão mudando conforme os consumidores vão mudando.

É pensando nisso que a Transcriativa junto com a Casa Origem e com apoio da UNESCO, vão fazer um evento para instigar as pessoas a mudarem, a pensarem de forma sustentável.

A Semana do Negócio Bem Sucedido e Sustentável

Clique na imagem para se inscrever ou clique aqui.

Serão 6 dias de conteúdo gratuito e muita conversa de expansão da consciência sobre sustentabilidade e como tornar negócios mais sustentáveis.

Para muito além da minha pequena lista (que de fato faço) de pequenos hábitos (que têm impacto em longa escala e longo prazo), nós precisamos ter a sustentabilidade em nossa mente no dia a dia com atitudes que façam mudanças já.

Para além de atos individuais, precisamos de atos coletivos que façam diferença alcançando mais pessoas e gerem impactos em curto prazo.

Por isso, a Semana do Negócio Bem Sucedido e Sustentável é para profissionais e empreendedores que querem mudar o estado das coisas e não tem tempo pra perder com dicas  de quem não faz na prática!

Se inscreva aqui e compartilhe! Não temos planeta B.


Report publication
    000

    Recomended for you