Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Tendência x Essência: o que nos conecta?

Tendência x Essência: o que nos conecta?
Ana Catarina Abel
Aug. 10 - 4 min read
000

 

Você sabe a diferença de tendência e essência?

A tendência é caracterizada pelo movimento de massa, onde várias pessoas seguem um mesmo padrão.

Fazendo uma pesquisa rápida encontramos outras definições:

  • Aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho ou a agir de certa forma;
  • Força ou ação pela qual um corpo é levado a mover-se num determinado sentido.

 Já a essência é o que descreve o indivíduo, o que ele realmente é, onde não existe padrão.  

Algumas das definições encontradas são:

  • Aquilo que é o mais básico, o mais central, a mais importante característica de um ser ou de algo;
  • Ideia central, argumento principal;
  • Determinada qualidade em seu mais alto grau.

Essência tem a ver com a nossa capacidade de sermos autênticos.

 

 

Autenticidade: ferramenta de conexão

Seres humanos são únicos e por isso têm infinitas diferenças.  Moldamo-nos pela sociedade e precisamos desaprender algumas coisas para voltarmos a ser nós mesmos.

"As semelhanças entre os indivíduos existem, mas as diferenças também são evidentes."

O processo de diferenciação é parte importante do desenvolvimento humano. Precisamos ter consciência de que as relações interpessoais tem relevância, mas são as nossas particularidades que nos tornam únicos.

Brené Brown,  escritora de vários livros sobre coragem, traz a reflexão de aceitarmos os nossos defeitos e assumirmos nossa verdadeira identidade, aquela que não foi moldada, nossa essência.

Em sua pesquisa sobre vergonha, um de seus primeiros livros, ela se deparou com pessoas que tinham alto senso de merecimento e procurou um padrão entre elas.

"Qual era o tema? Qual era o padrão? E eis o que eu descobri: essas pessoas tinham, simplesmente, a coragem de serem imperfeitas. Tinham a compaixão de serem gentis consigo mesmas e então com os outros, porque não podemos praticar compaixão por outras pessoas se não conseguimos nos tratar com gentileza. E por fim, elas tinham conexão, e essa é a parte difícil, como resultado de autenticidade. Elas estavam dispostas a abandonar quem pensavam que deveriam ser a fim de ser quem elas eram, algo que você absolutamente tem que fazer para se conectar.

A outra coisa que elas tinham em comum era isto. Elas abraçavam completamente a vulnerabilidade. Elas acreditavam que o que as tornava vulneráveis as tornava lindas."

Entender que a vulnerabilidade pode nos tornar pessoas lindas é um pouco difícil de aceitar, mas a partir do momento que decidimos ser  autênticos automaticamente nos tornamos mais vulneráveis. A duas coisas não andam sozinhas, então sempre juntas.

Assumindo nossas características, sendo elas boas ou ruins, estamos mais vulneráveis, mas também estamos mostrando ao mundo nossa essência. Aquilo em que somos bons, que somos suficientes.

"Esse diferenciar-se do outro é diferente de ser egoísta e fazer o que se quer sem considerar o outro, inclusive, o buscar quem se é também se faz importante para nos relacionarmos uns com os outros de maneira empática."

O maior aprendizado da autenticidade, é que expressando nossa essência, nos diferenciando, não vamos ficar mais sozinhos e sim, mais conectados. Não precisamos ser iguais para pertencer a um grupo. São justamente as diferenças que fazem do grupo um lugar de cooperação.

Precisamos sim estar ligados às tendências, pois elas nos ajudam a entender o mundo em que vivemos e os movimentos que se espalham. Mas como sei o que devo seguir se não sei quem sou? Se não tenho coragem de ser o que quero ser de verdade? A verdadeira conexão só existe quando nos entregarmos de forma completa.

Antes de seguir tendência, precisamos entender nós mesmos. Precisamos ser essência!

 


Report publication
    000

    Recomended for you