[ editar artigo]

SXSW Sessions 2020: 08 insights para soluções criativas voltadas ao trabalho e à sociedade.

SXSW Sessions 2020: 08 insights para soluções criativas voltadas ao trabalho e à sociedade.

 

O pessoal do SXSW, um dos maiores festivais de criatividade e inovação do mundo, está organizando eventos online e há algumas semanas participei de um deles e simplesmente adorei!

Aproveito e compartilho a agenda dos próximos eventos do SXSW Sessions. Super recomendo, qualidade SXSW garantida =)

O tema da sessão que participei foi "How the Great Remote Migration Will Reshape Work & Society", ou em tradução literal para português: "Como a grande migração remota remodelará o trabalho e a sociedade", com Darren Murph & Savannah Peterson (compartilharei o vídeo no fim do post). 

Basicamente, a dupla comentou algumas das tendências que veremos na cultura de trabalho/sociedade e que certamente são um grande convite para reflexão e ação.

Alguns dos pontos que mais despertaram meu interesse:

1) A pandemia acelerou em 10 anos o processo de evolução de tudo que poderia ser feito remotamente (compras, trabalho e etc);

2) A quebra de paradigma é real e constante: um exemplo voltado ao trabalho é que muitos líderes nunca acreditaram no trabalham remoto porém com o cenário atual se viram obrigados e flexibilizar seu pensamento. A boa notícia? Viram que trabalho remoto de maneira geral dá certo!

3) A necessidade do cuidado com a saúde mental já é latente, o trabalho remoto também traz a necessidade de desenvolver os limites de "quando parar" e também de como gerenciar trabalho e filhos em casa - tudo isso junto é desgastante, pausas ao longo do dia e também entender os limites individuais se torna necessário;

4) Oportunidade para companhias reescreverem sua cultura afinal, quando o incerto é certo você ganha uma folha em branco. É um ótimo momento para fazer revisões na cultura de sua empresa, do seu trabalho, e colocá-las em prática (sempre contando com inputs/feedback dos colaboradores em caso de empresas, assim a solução criada estará mais alinhada ao ambiente);

5) Necessidade de mudança na forma de comunicar dentro das empresas. Pontos tidos como fortalezas e que antes influenciavam na motivação dos colaboradores estavam atrelados a "estar fisicamente em um escritório", a realidade/necessidade de agora é migrar pontos de motivação para a conexão com um propósito (conectar as pessoas com ideias e não mais com estruturas físicas) - uma vez que as relações de trabalho "físicas" se tornarão menos comuns no futuro;

6) Em Janeiro/2021, aonde estaremos? (pergunta de 1 milhão de dólares, rs)

  • Combinação entre trabalho remoto e presencial

  • Algumas companhias se tornando 100% remotas (também fala-se sobre a importância das companhias oferecerem suporte financeiro para garantir estruturas de trabalho - internet, mobília e etc)

  • Quem foram as pessoas e empresas que tiraram "limonada dos limões" nesse cenário e fizeram um bom trabalho diante da adversidade

  • Empresas comunicando-se de forma diferente sobre trabalho remoto e tratando o escritório como mais um lugar onde você vai para também trabalhar remotamente 

  • Modelo híbrido de trabalho, com flexibilidade de trabalhar de onde as pessoas quiserem (no escritório, em casa, em coworkings, em países e cidades diferentes também, why not?

7) Políticas de trabalho remoto são uma jornada em construção, tudo é novo. Ou seja, certamente o que está sendo feito hoje pode ter evoluído para outro estágio em 3 ou 6 meses - contar com inputs das pessoas que estão vivendo esse momento na pele é essencial para ter políticas alinhadas ao que as pessoas precisam;

8) Impactos na forma que vivemos hoje ou em como viveremos no futuro:

  • As novas casas terão espaços de home-office e precisarão de infraestrutura para garantir qualidade em home-office 

  • As pessoas terão flexibilidade para viver onde quiserem (isso é maravilhoso para pessoas como eu, com rodinha nos pés, rs)

Esses são só alguns pontos que achei interessante (fiz minhas anotações em 6 páginas), tem muito mais conteúdo no vídeo do SXSW Session aqui embaixo (em inglês). 

Ah! Uma das coisas mais importantes sobre a sessão. Gosto de ter esses insights mas geralmente saio cheia de ideias e sinto falta de ferramentas para execução. Pois aí é que vem o pote de ouro:

A GitLab (empresa do Darren, que conduziu a sessão junto com a Savannah) tem MUITO material disponível e gratuito a respeito de trabalho remoto. Os materiais falam desde modelo de Integração de colaboradores remotamente até insights para ações aos times de TI das empresas, é sensacional. Site deles aqui.

Mais do que entender o que potencialmente o futuro nos reserva, ter participado dessa sessão me ajudou a entender onde preciso ajustar minhas ações e planos.

Esse é o convite que faço para você nesse momento, o de fazer essa mesma reflexão. Certamente você colherá bons resultados se escolher se adaptar à nova normalidade versus lutar contra ela =)

Transformação Criativa
Julia Guedes
Julia Guedes Seguir

Não sou coach e nem ofereço milagres, falo abertamente sobre saúde mental e ansiedade ✌🏽✨ Esse é meu Borogodó!

Ler conteúdo completo
Indicados para você