Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Sua criatividade está a serviço de quem?

Sua criatividade está a serviço de quem?
Flavia Corregio da Costa
Apr. 21 - 2 min read
040

Tudo começa com a restrição. Quando não cabemos mais no útero que nos abrigou, nosso corpo dá sinais de seu preparo e passamos pelo desafiador e desconfortável processo de nascimento.

Quando não nos sentimos mais parte de um ambiente de trabalho, de um relacionamento íntimo ou de um lugar, rompemos com a realidade que nos preenchia para viver um novo mistério.

Aprendi com as restrições da vida que a criatividade era a maneira de seguir reinventando meu espaço no mundo e de encontrar sentido para as rupturas dolorosas.

A criatividade me ensinou a encontrar felicidade no simples, a me sustentar com pouco e reconhecer o real valor da vida.
Foi ao utilizá-la para inventar novas formas de me comunicar com quem já não podia falar mais que me dei conta da imensidão que cada ser humano é.

Precisei de um bom tempo de reflexão para começar a entender que essas habilidades de me adaptar a diferentes realidades falavam sobre um processo criativo. Esse termo sempre me veio associado a grandes artistas e nunca me senti nesse lugar. 

E agora vem esse grande teste planetário vestido de vírus e nos cobrando o resultado das lições da vida. Você consegue se reinventar com o que tem à disposição agora e se adaptar a essa nova realidade sem ficar constantemente querendo retornar aquilo que éramos antes? Isso é totalmente sobre criatividade, seja do mais simples como adaptar sua alimentação ao que tem disponível em sua casa até repensar sua atuação na sociedade que vive.

Nesse momento onde um grande botão de reset está sendo acionado, quais os pilares que você considera importantes para a transformação criativa da sua jornada?

É imperativo que o primeiro deles seja em respeito ao organismo vivo que nos abriga, o Planeta Terra. Afinal estamos cada dia mais vivendo os reflexos do descaso e da desconexão que há gerações temos estabelecido com esse ser vivo que nos sustenta.

O outro é o cuidado e a atenção com o coletivo que nos envolve. Essa criatividade precisa estar a serviço da fomentação de ambientes humanos resilientes e sustentáveis. 

Tudo começa com o nosso processo pessoal. Cuide da sua habilidade de auto regulação em um momento único e as respostas de como você pode verdadeiramente contribuir com o mundo chegarão com muito mais sentido.


Report publication
    040

    Recomended for you