Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Quem é o verdadeiro professor?

Quem é o verdadeiro professor?
Carolina Rhenius
Apr. 13 - 2 min read
010

 

 

Toda a experiência faz parte de processos de aprendizagem.

Nosso olhar pra aprendizagem constante e formas diferentes de aprender e ensinar é uma forma de se manter atualizado. Inúmeras ferramentas de aprendizagem estão disponíveis, como vídeo animações, podcasts, web série, desafios, cocriação, infográficos, mentorias, learning labs, podletters, aulas presenciais, narrativas imersivas, design de futuro, enfim, milhares de maneiras de se aprender e ensinar. Só que falta clareza do que realmente é relevante aprender.

Ainda estamos focando muito em ferramentas de produtividade e o que está demandando hoje é inteligência emocional, escuta generativa, aprendizagem pra vida, autocuidado, amor, colaboração, criatividade pra resolver problemas, vai falando aí... Não tem resposta pronta. Tem contexto.

A gente precisa voltar a gostar de aprender. Nos acostumamos com a mediocridade, a média, estamos mornos, paramos de criar porque já tem tudo pronto. Acomodamos. Mas tem um jeito seu único de fazer. Isso que torna a coisa especial. Esse é o valor. A entrega.

O verdadeiro professor da vida não é a experiência. Não são conversas ouvidas por acaso, versos de músicas, ou o que você leu nos livros (ou as pessoas que escreveram os livros). O verdadeiro professor é você. Você é quem decide, de tudo que cruzou seu caminho, o que é verdade e o que não é, o que lhe serve e o que não lhe serve, o que você aprende agora e o que promete a si mesmo que vai aprender mais tarde. Já percebeu que duas pessoas podem ler o mesmo livro, assistir o mesmo filme, fazer o mesmo curso e se lembrarem de coisas completamente diferentes?

Melhor que a vida pode fazer é lhe apresentar as lições. O aprendizado é com você.


Report publication
    010

    Recomended for you