[ editar artigo]

Quais são as oportunidades de um planeta com mais aço que plantas?

Quais são as oportunidades de um planeta com mais aço que plantas?

Uma coisa é clara: o mundo é como ele é, e não é como a gente gostaria que ele fosse. O mercado global continua a todo vapor, entra pandemia, sai pandemia e ele continua pronto para incorporar a próxima demanda. O mercado de hoje não liga o quanto ele vai ter que explorar e destruir para ter o lucro dele no final do ano.

Sabendo disso, a gente precisa entender pra onde ele está olhando para subverter a lógica dele com eficiência, para mudar estruturalmente o jeito que se faz negócios. Para mudar algo estruturalmente a gente precisa mudar o jeito que se pensa sobre isso.

Saiu uma matéria na Veja, em dezembro de 2020 com o seguinte título: “em 2020, o que o homem fabricou superou toda a vida vegetal e animal”.  

Aqui a gente usa a base científica que considera o ser humano como parte da natureza - e não algo separado dela; portanto tudo o que a gente constrói é natural (muito embora a sua utilidade seja questionável) e vendo a nossa existência como natural, a gente precisa mudar o mindset que trouxe a gente até aqui, afinal se continuarmos desse jeito não vai ter muita chance de futuro.

Pensando nisso, separamos 3 oportunidades para ter sucesso em 2021 sem deixar um rastro de exploração e destruição para trás. Já temos experiência o suficiente para entender que o mercado vai olhar para onde dá mais lucro e o que a gente vai fazer é diagnosticar as oportunidades que o mercado está nos dando de fazê-lo mudar de ideia.

Veja agora as 3 oportunidades que o mercado está de olho sabendo que o planeta tem mais aço, plástico e concreto do que vida animal e vegetal:

1. Pioneirismo na visão de futuro: quanto mais cedo você perceber que manter o planeta sustentável de verdade é bom pra você, mais rápido você vai ganhar com isso. Empreender é resolver problemas e o maior problema atual da humanidade é o problema climático: ele afeta a água que chega no seu copo e a comida que chega na sua mesa, também define o quanto de violência tem batido na sua porta e define as chances de futuro dos seus filhos. Existem inúmeras frentes de trabalho subvertendo a lógica que normaliza a destruição ambiental. Escolha qual frente quer trabalhar e inove em cima dela. 

2. Investimento em dinheiro. Investidoras estão buscando soluções reais para os problemas mundiais. Projetos que levam em consideração as mudanças climáticas e o problema do lixo, por exemplo, estão na mira de investidoras ao redor do mundo inteiro. Se você é um projeto, se você é uma empresa, um negócio social, não perca tempo! Pesquise na internet, nos nossos canais por exemplo: @casa.origem, @nacao.origem, @transcriativa, para encontrar uma iniciativa que veja o potencial do seu projeto. Precisamos de todas as boas ideias funcionando com eficiência para mudarmos a realidade.

Listamos 4 investidoras para sua pesquisa:

Artemísia;

InovAtiva Brasil;

Opportunity Desk;

Positive Ventures;

Quintessa.

3. Mudança de status quo. Essa é, de longe, a melhor oportunidade! Temos uma chance real de mudar o jeito que se faz negócios, temos uma chance real de mudar o conceito de sucesso que se tem por aí. O mercado vai abocanhar o que tiver na frente dele. Nós vamos tomar a frente e fazer isso direito, com menos impacto ambiental e mais impacto social.

Para quem faz mais de 3 refeições por dia, tem internet, smartphone as oportunidades estão urgindo na nossa frente.

Vamos aproveitá-las com sabedoria.
Estamos aqui pra isso.
 

Transformação Criativa
Casa Origem
Casa Origem Seguir

Somos uma ferramenta de transformação social e ambiental no mundo. Acreditamos que a comida pode - e vai - transformar a sociedade.

Ler conteúdo completo
Indicados para você