Você já parou para pensar porque algumas marcas parecem mais especiais que as outras, embora ofereçam produtos e serviços semelhantes?
Isso não é sorte ou acaso, é resultado de uma boa estratégia de Branding.
Talvez você esteja se perguntando, e o que é Branding Dani?
Branding é um modelo de gestão que busca gerar valor para a marca.
Gosto de pensar que o Branding existe para que os clientes se apaixonem pela sua marca, para que você seja a primeira opção que vem à mente deles.
Para entendermos a função do branding e como ele entra como ferramenta indispensável para o seu negócio no cenário atual, precisamos entender os outros modelos de gestão.
O primeiro modelo de gestão utilizado foi o de gestão de vendas, em uma época em que havia pouca concorrência, que a demanda muitas vezes era maior do que a oferta, para crescer um negócio era necessário produzir mais e distribuir mais, sendo assim, o foco das empresas era volume de produção, logística e distribuição.
Na medida que os concorrentes foram aumentando, foi necessário adotar um novo modelo de gestão, a gestão de marketing, onde o foco é identificar as necessidades do mercado e criar produtos e serviços que atendam essas necessidades e gerem um diferencial em relação a concorrência.
No cenário atual há uma explosão de concorrência em todos os nichos, atributos como qualidade, preço, tecnologia, variedade e bom atendimento não são mais diferenciais, será que o modelo de gestão dos negócios deveria continuar sendo o mesmo?
Aí surge o branding, um modelo de gestão complementar aos modelos de vendas e marketing, que se sobrepõe pelo momento complexo de mercado que vivemos atualmente.
A gestão orientada pelo branding tem o objetivo de gerar valor para marca, por que acredita que ganho de mercado e aumento de vendas são decorrência de uma marca forte.
Uma marca forte consegue a partir de aspectos intangíveis como proposito, valores, personalidade e características construir uma percepção de que ela é única especial e autentica.
Quer construir uma marca forte?
Comece pensando no seu propósito enquanto marca, qual a razão de você existir?
Porque você faz o que faz?
Qual transformação você gera na sociedade e na vida das pessoas?
Feito isso comunique ao mundo seu propósito, crie ressonância emocional e comece a deixar sua marca na mente e no coração dos seus clientes.
Pensante, falante e empreendedora, aos 40 anos me orgulho de ter dedicado minha vida ao desenvolvimento de pessoas e negócios. Atuo como estrategista de branding ajudando empreendedores a construírem negócios lucrativos e marcas com propósito.