Transformação Criativa
Transformação Criativa
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Porque a CRIATIVIDADE precisa ser FELIZ? O caso da pequena cidade que se transformou mirando a felicidade.

Porque a CRIATIVIDADE precisa ser FELIZ? O caso da pequena cidade que se transformou mirando a felicidade.
Janilton Prado
jul. 31 - 3 min de leitura
000

A grande meta do ser humano é a felicidade. Iniciando minha apresentação nessa comunidade com essa frase quero deixar claro aos meus amigos leitores que não se trata de um texto de auto-ajuda, fórmula milagrosa ou qualquer outro do gênero. Falar sobre felicidade, num contexto utópico, foi o que transformou a pequena cidade de Santa Rita do Sapucaí - MG, num polo de inovação e criatividade mas não se enganem: muito trabalho também fazem parte desse contexto!

Não existe cidade perfeita. Cada uma tem sua peculiaridades, seus pontos positivos mas também seus problemas e desafios. Um dos inúmeros desafios de cidades com menos de 100 mil habitantes é a retenção dos seus talentos criativos. E vai além: se já é difícil manter na cidade quem é de lá, mais complicado ainda é ser atrativa o suficiente para que talentos criativos vindos de outros locais queiram viver ali.

O principal motivo é geralmente a falta de possibilidades e oportunidades. Não há acesso a negócios criativos, a uma educação de qualidade, a estímulos culturais, à diversidade de pensamentos, à entretenimento construtivo. Além disso, o contato com novas ideias é geralmente baixo, e a possibilidade de tirar suas ideias criativas do papel são ainda menores.

Outro ponto é a questão de auto-estima em relação a cidade: acredita-se pouco que dá pra fazer a diferença a partir daquele local. Com isso, chega uma hora em que muitos jovens ou se mudam para um grande centro ou, se não tem condição para tal, acabam deixando seus sonhos de lado e se adaptando ao que já existe naquele lugar. Infelizmente, isso não é algo raro de se ver Brasil afora.

Na contramão deste cenário, uma pequena cidade no sul de Minas Gerais, localizada cerca de 200 km da cidade de São Paulo e 450 km de Belo Horizonte, vem se destacando não só por conseguir manter muitos de seus talentos nativos, mas também por atrair talentos criativos do mundo todo. Com apenas 40 mil habitantes, a pequena Santa Rita do Sapucaí é hoje um dos principais centros de inovação e criatividade da América Latina, e foi tema recente de um documentário chamado “Cidade Criativa: uma utopia de felicidade” . Caso queira temos o link aqui do documentário (você vai precisar de 90 minutos para concluir o vídeo: https://youtu.be/Bf4RZ7jhjG0)

Ao longo dessa jornada de conhecimento quero trazer para vocês um pouco dessa nossa experiência que resultou num grande projeto de vida chamado CIDADE CRIATIVA CIDADE FELIZ, um grande festival de inovação e cultura que celebra as ações colaborativas e tem transformado nossa pequena cidade que à cada dia se sente um pouco mais feliz. Vou mostrar para vocês o quanto a criatividade depende dessa energia das pessoas que se sentem felizes. Vai ser muito bom tê-los por aqui. 

Seguimos meus amigos! Vamos sempre em frente!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você