Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Para ser mais criativo e produtivo...relaxe!

Para ser mais criativo e produtivo...relaxe!
Ticiana Calipe
Jul. 12 - 3 min read
030

 

Na década de 50, o psicólogo americano Joy Paul Guilford publicou um estudo em que dividiu a inteligência humana em algumas dimensões e, cada uma delas, em algumas operações. Para nós, aqui neste momento, o que interessa são duas dessas operações: a Produção Divergente, ou seja, nossa habilidade de pensar diferentes soluções para um dado problema (Criatividade); e a Produção Convergente, outra habilidade de focar em uma única solução para o problema (Produtividade).

Ou seja, todos nós temos momentos em que pensamos longe, deixamos o cérebro divagar em soluções absurdas para um determinado tema, mas, ao mesmo tempo, nos preocupamos com problemas do dia a dia – “NOSSA, será que deixei o gás do fogão ligado?”.

Trazendo para o nosso ambiente de trabalho, moderno, sem paredes, escritórios amplos, cheios de distrações, ficamos mais expostos e dispostos à Produção Divergente – viajando nos nossos pensamentos sem rota – do que focados em alguma solução já escolhida para resolver determinado problema, ou a Produção Convergente.

O grande problema disso tudo é que durante este processo não reparamos que grande parte da trava no fluxo criativo que frequentemente acontece vem por que não conseguimos relaxar um só segundo enquanto estamos divergindo e convergindo.

Estamos sempre tensos, com a cabeça em estado alerta, com a garganta muitas vezes seca e com o corpo levemente tensionado. ( não percebemos mas, é exatamente assim que acontece ). 

O que eu tenho para te dizer hoje é: se você quer ser mais criativo e produtivo, a primeira coisa que você precisa fazer é relaxar.

A criatividade pede entrega, relaxamento, ambiência e mentalidade aberta. Mentes criativas sabem que elas não tem controle de quase nada e que a expectativa gerada diante das coisas junto com a vontade de controlar as situações só trava os processos.

No estado de tensão você se priva do fluxo da vida e de tudo que está acontecendo naquele momento. Todo o cenário que está ai na tua frente é exatamente o que você precisa para entender o que precisa ser entendido. Uma das coisas importantes para treinar a criatividade é observar; então observe! 

Não se distraia com pensamentos divergentes \ convergentes tencionados.

É preciso relaxar e deixar as coisas chegarem em nós...

Você não precisa fazer força. Se você perceber que está sendo forçado, PARE e respire! A força é inimiga da inspiração.

Toda vez que você se encontrar em estado de força, você negou a inspiração.

Então, para ser cada vez mais criativo e produtivo: RELAXE e deixe com que o seu cérebro esteja oxigenado para receber as sinapses neurais necessárias para fluir seus pensamentos criativos e, por consequência você será cada vez mais produtivo.

Pense sobre isso.

Estamos juntos.

 

 


Report publication
    030

    Recomended for you