Transformação Criativa
Transformação Criativa
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que te torna uma pessoa criativa?

O que te torna uma pessoa criativa?
Ticiana Calipe
jun. 9 - 3 min de leitura
020

Obviamente, como seres humanos, todos somos dotados da capacidade de criar. Mas qual é a diferença entre esse tipo de criatividade "com C pequeno" e a criatividade com o "grande C", que muda o mundo, que muda indústrias e deixa um legado para as próximas gerações?

 

Em seu estudo de décadas de criatividade, Mihaly Csikszentmihalyi descreve o que ele chama de "abordagem de sistemas". Como o trabalho criativo tende a ser subjetivo, ele propõe um modelo que inclui três sistemas. Eles são:

 

O domínio

O cenário

A pessoa

 

Para que um trabalho seja considerado Criativo (no sentido de oferecer algum tipo de trabalho duradouro que o mundo se lembra), ele deve satisfazer todas as três áreas citadas acima.
Então, vamos lá:

 

Primeiro, a pessoa deve dominar seu ofício em um determinado domínio (arte, ciência, matemática, etc... ). Então, essa pessoa deve oferecer o trabalho criativo a um campo de influenciadores nesse domínio que são especialistas confiáveis.

 

Depois disso finalmente, os "porteiros" decidem se vale a pena ser aceito como autoridade no domínio exposto ou não.

 

Essa é a abordagem dos sistemas que envolvem a criatividade.

 

E por mais que eu inicialmente estremecesse com a palavra "porteiros" ao considerar o que faz o trabalho criativo ser bem sucedido, uma vez que comecei a ler biografias de artistas, cientistas e músicos famosos, fazia muito sentido. O talento é apenas parte da equação. O resto é rede.

 

Agora eu te pergunto : você está inserido em uma rede que possa abrir portas PARA você e COM você?

 

Sem uma rede, o trabalho criativo não dura.

A grande arte não ocorre através de um único golpe de gênio, mas pelo esforço contínuo de uma comunidade.

 

Redes. Parcerias. Colaborações criativas. É aí que o trabalho duradouro se origina e, aliás, é como consegui 98,9% de todos os meus trabalhos por aqui.

 

A criatividade não é uma invenção solitária, mas uma criação colaborativa. E as comunidades criam oportunidades para o trabalho criativo ter sucesso.

 

Eu acabo de me juntar á comunidade Transcriativa, e estou muito feliz por contribuir e aprender com todos aqui e, sabe qual é a minha vontade? colocar fogo no gênico criativo que existe dentro de você e te ensinar a criar o seu próprio lugar interno propício para que a criatividade surja no seu trabalho e na sua vida.

 

Estamos juntos?

Vem comigo no vídeo e chega mais perto:

 

 


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você