Transformação Criativa
Transformação Criativa
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Não existe lugar perfeito para criar.

Não existe lugar perfeito para criar.
Fabio Agnelo
set. 18 - 4 min de leitura
000

Não existe lugar perfeito para a criar, e sim a oportunidade perfeita para criar. Muito se fala que se você tiver um ambiente preparado para desenvolver a sua criatividade, irás resolver todos problemas do mundo.

                                                        Laboratório de Dexter 

Vamos começar do início, a criatividade vem de dentro de cada um, portanto, precisamos entender que sem um repertório de conhecimento e experiências, nem o melhor espaço feito pela NASA vai te ajudar.

Depois, ter bem claro que problema você quer resolver, sim pessoas lindas e borogodudas, a criatividade é uma ferramenta para resolver problemas, aí você pode me perguntar "Maaaas Fábio, a criatividade ajuda a criar coisas novas." Sim, mas essa "coisa" nova irá resolver algum problema, olhe ao seu redor e veja que tudo foi criado para resolver algum tipo de problema, exemplos? telefone, resolve o problema de se comunicar mais rápido com pessoas à distância, o carro, a necessidade de se locomover mais rápido.

                                                                   Sem fonte de origem.

Agora pensa comigo, as invenções que foram criadas nos séculos passados tinham ambientes favoráveis?, eu não lembro, porém, na maioria das vezes tinha um problema claro a ser bem resolvido. Eu digo claro porque em alguns casos os problemas surgiram através de observações de elementos existentes na natureza e combinados resolveram problemas que não estavam aparentes. Vamos aos exemplos, você sabe como o velcro foi criado? então, um dia, o engenheiro suíço George de Mestral resolveu caçar nos meados de 1941 quando, após a viagem, começou  a remover as sementes de Bardana da roupa. Ele ficou muito curioso em descobrir como é que essas sementes se agarraram tão forte à sua roupa, resolveu estudá-las ao microscópio e constatou a existência de filamentos entrelaçados que terminavam em pequenos ganchos.

                                                              Sementes de Bardana

Aí você acha que ele olhou e criou o velcro? nananinanão, foram de 7 a 10 anos pesquisando para chegar no que conhecemos hoje, e só decolou, literalmente, em 1967 quando a NASA comprou a ideia e usou para fixar os objetos na parede da nave e no relógio dos astronautas, na missão Apolo 11.

           Buzz Aldrin - Astronauta da missão Apolo 11 - 2º homem a pisar na lua.

Eu acredito muito no investimento nas pessoas, não no que se refere a espaço, ferramentas, etc, mas sim em tornar as pessoas mais conscientes de si, mais alimentadas de conteúdos, tanto os que fazem sentido quanto os que não fazem, pois todos são importantes, estimuladas a desenvolverem o melhor do seu borogodó, e o resto se faz com muita criatividade.

Portanto pessoas criativas e cheias de Borogodó, o ambiente pode ajudar, porém quanto mais adverso for, na minha opinião, mais ele estimulará a criatividade para ter novas soluções.

Antes de me despedir, você já mediu o seu Borogodó? dá um pulo no www.borogodometro.com.br e descubra quanto você tem de Borogodó para transformar as coisas.

Abraços virtuais e até  próxima. 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você