Transformação Criativa
Transformação Criativa
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

LIBERDADE

LIBERDADE
Diana Farias
jan. 16 - 6 min de leitura
000

O que é Liberdade pra você?

Recentemente, em um curso que ministro, perguntei aos meus alunos o que é Liberdade. Uma palavra que parece simples de responder, mas que carrega uma complexidade enorme.

E, todos perceberam isso ao 'precisar' me dar essa resposta. Alguns responderam achar que liberdade é a possibilidade de ir e vir; outra que é poder ficar um dia sozinha sem nenhum tipo de preocupação, um outro me respondeu que é falar o que quiser sem medo de julgamentos, e foram surgindo outras respostas, mas sempre com um "acho" no meio. Perguntei diante de cada resposta o que seria necessário então para se conquistar essa liberdade e, na sequência, vieram as indagações: "Nossa, nunca imaginei ser tão difícil responder uma pergunta tão simples!", "Não pensei nisso!", "Uau! Que difícil pra uma pergunta tão simples, você me pegou".

E eu me peguei pensando o mesmo hoje. Pensei nas pessoas e na falta de diálogo; pensei no dia de hoje - Dia da Consciência Negra - que é pra gerar reflexão e mudança de comportamentos, refletindo sobre pessoas (incluindo minha própria ancestralidade, por parte da minha mãe) que há séculos foram e são marginalizadas e tiveram sua liberdade - em todos os aspectos - ceifada; e então voltei os pensamentos mais para o lado pessoal...o sentimental, o financeiro e o profissional. Quando fiz a pergunta aos meus alunos, foi para mostrar que a Educação (direcionada à alfabetização) é uma das principais ferramentas para conquistar a liberdade. Mas vai além...

Às vezes pensamos ter muita liberdade, mas parando pra pensar de forma mais reflexiva, não é tão simples assim. Para cada momento e fase da vida, imaginamos ou desejamos liberdade de maneiras distintas. Para uma criança, liberdade talvez seja somente brincar até cansar; para um adolescente, é poder sair sem dar satisfações, aproveitar um pouco de tudo e curtir a vida ao máximo, sem pensar no amanhã; para uma mãe, talvez liberdade seja apenas ter um tempo para descansar sem preocupações, e assim, a perspectiva de liberdade toma conotações variadas a depender de cada um e de sua vivência e experiência... liberdade afetiva, liberdade financeira, liberdade social...

Busquei rapidamente o significado de Liberdade, e encontrei o seguinte:

Liberdade (Latim: Libertas) é, de maneira geral, a condição daquele que é livre. É um conceito que assume grande variedade de sentidos entre os diversos autores que se ocuparam do tema, sendo difícil atribuir um significado consensual, mesmo em seus elementos fundamentais. (https://brasilescola.uol.com.br)

O que é liberdade em Sociologia?

Em seu sentido negativo, liberdade significa a ausência de restrições ou de interferência. O sentido positivo de liberdade significa a posse de direitos, implicando o estabelecimento de um amplo âmbito de direitos civis, políticos e sociais. O crescimento da liberdade é concebido como uma conquista da cidadania.(https://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade)

Como no conceito da palavra, é difícil atribuir um significado consensual, e então percebi que a complexidade citada e pensada por mim, está de acordo com o que pesquisei. E ainda pude encontrar diversos tipos de liberdade: liberdade de pensamento, liberdade de opinião, liberdade de expressão, liberdade de imprensa, liberdade religiosa, liberdade de ir e vir, liberdade condicional... tantas liberdades que fazem com que questionemos se, de fato, temos liberdade.

A liberdade que imagino e gostaria, prefiro manter e guardar comigo, mas também seria, observando de um outro ângulo, a de poder voar como uma águia, que possui uma beleza soberana e uma imponência que aos meus olhos, conotam força, coragem e uma liberdade inigualável! Assim como a Fênix que, embora seja fantasiosa, aparece em muitos contos com características semelhantes às da águia...sim, sou sonhadora...não sei se feliz ou infelizmente...

Por vezes penso que felizmente, afinal sonhar é o primeiro passo para se chegar a algum lugar, pois nos dá coragem, determinação e força para seguir em frente e acreditar nos dias de glória ...mas tem momentos que penso que é infelizmente, por não entender alguns sonhos e desejos que guardo no coração, e pensar que é somente meu lado "Poliana" que parece não enxergar o "óbvio" de muitos e não acordar para a vida real...

Mas enfim...hoje foi mais um relato dessa minha cabeça tão repleta de pensamentos, paradigmas e devaneios, que me tornam essa pessoa um tanto "maluquinha", mas com certeza diferente da maioria. E escrever, me ajuda a 'desafogar' um pouco a quantidade de pensamentos que teimam surgir... O Linkedin talvez exiga artigos mais voltados ao profissional, mas achei pertinente e interessante também falar sobre este tema que me chamou a atenção essa semana.

Para finalizar, desejo uma semana iluminada a todos, e deixo registrada uma música maravilhosa, que fala sobre Liberdade, ou pelo menos, de um desejo de como é ser Livre. Da sensacional Nina Simone, na voz de "Gato Suave & Piper Olson":

I Wish I Knew How It Would Feel To Be Free

I wish I knew how

It would feel to be free

I wish I could break

All the chains holding me

I wish I could say

All the things that I should say

Say 'em loud say 'em clear

For the whole round world to hear

I wish I could share

All the love that's in my heart

Remove all the bars

That keep us apart

I wish you could know

What it means to be me

Then you'd see and agree

That every man should be free

I wish I could give

All I'm longin' to give

I wish I could live

Like I'm longin' to live

I wish I could do

All the things that I can do

And though I'm'm way over due

I'd be starting a new

Well I wish I could be

Like a bird in the sky

How sweet it would be

If I found I could fly

Oh I'd'd soar to the Sun

And look down at the sea

Than I'd sing cos I know, yeah

Then I'd sing cos I know, yeah

Then I'd sing cos I know

I'd know how it feels

Oh I'd know how it feels to be free

Yeah, Yeah! Oh, I'd know how it feels

Yes I'd know

Oh, I'd know

How it feels

How it feels

To be free

https://www.youtube.com/watch?v=7cdp8PzIT-I



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você