NÃO SEJA UMA PESSOA OU EMPRESA BATEDORA DE CARTEIRA. Esse tipo de profissional é aquele que busca chegar o mais rápido possível na carteira do consumidor, esvaziar e pronto, finalizar o processo.
Hoje o impacto positivo é fundamental, segundo a Cone/Porter Novelli 2019, 72% da geração Z dos EUA leva em consideração o propósito de uma empresa ao fazer compras. Ou seja, pode-se perceber que atualmente o ato da compra não é algo mais tão efêmero, as pessoas se preocupam com o que, como e de quem estão consumindo. Se preocupam com o impacto que sua ação tá gerando no mundo.
Outro detalhe é que 75% desses consumidores também citaram que fazem pesquisas pra conferir se as empresas estão realmente cumprindo o que prometem em seus posicionamentos. É aí que está o valor da autenticidade. Jamais busque se posicionar pra surfar numa onda, a sua comunicação deve estar de acordo com os seus valores. No mundo hiperconectado, a verdade pode ser facilmente descoberta. Se você quiser investir apenas nessa maquiagem saiba que todos possuímos demaquilante.
O ponto que me chamou mais atenção nessa pesquisa por ser algo que acredito totalmente é de que as empresas precisam ter responsabilidade social, 90% das pessoas entrevistadas acreditam que as empresas devem agir pra ajudar nas questões sociais e ambientais. Essa é a realidade, não podemos esperar apenas do Estado ações que beneficiem a sociedade. O empreendedorismo é uma ferramenta de transformação social, o seu empreendedorismo é pra quem? Nós trabalhamos pelo o quê?
Muitas pessoas já perceberam essa nova realidade e assim está surgindo o setor 2.5, onde empresas têm forte fins sociais, buscando o impacto social na sua missão e no seu propósito. Aqui no Brasil já tem algumas ações bem interessantes como a Smile Flame , Moradigna , Civi-co , entre tantas outras.
Convide pessoas a participar de uma causa, um movimento que sua empresa ajuda a viabilizar, tudo com muita verdade, responsabilidade e autenticidade, acredito que aí está o verdadeiro engajamento.
Eu, por exemplo, busco imaginar futuros pra co-criar o nosso futuro desejável, construir projetos que causem impacto otimizando o poder de transformação humano e a acessibilidade por meio da aprendizagem de assuntos transversais como futurismo, criatividade e cultura.
Nós apenas vamos atrás daquilo que acreditamos. No que você acredita?
Vem com a Tribus!
Esse texto foi produzido originalmente para a Tribus Kabana, se curtiu o conteúdo, segue a Tribus no instagram e no linkedin.