[ editar artigo]

Não seja uma pessoa ou empresa batedora de carteira. Precisamos de impacto positivo.

Não seja uma pessoa ou empresa batedora de carteira. Precisamos de impacto positivo.

 

NÃO SEJA UMA PESSOA OU EMPRESA BATEDORA DE CARTEIRA. Esse tipo de profissional é aquele que  busca chegar o mais rápido possível na carteira do consumidor, esvaziar e pronto, finalizar o processo.

Hoje o impacto positivo é fundamental, segundo a Cone/Porter Novelli 2019, 72% da geração Z dos EUA leva em consideração o propósito de uma empresa ao fazer compras. Ou seja, pode-se perceber que atualmente o ato da compra não é algo mais tão efêmero, as pessoas se preocupam com o que, como e de quem estão consumindo. Se preocupam com o impacto que sua ação tá gerando no mundo.

Outro detalhe é que 75% desses consumidores também citaram que fazem pesquisas pra conferir se as empresas estão realmente cumprindo o que prometem em seus posicionamentos. É aí que está o valor da autenticidade. Jamais busque se posicionar pra surfar numa onda, a sua comunicação deve estar de acordo com os seus valores. No mundo hiperconectado, a verdade pode ser facilmente descoberta. Se você quiser investir apenas nessa maquiagem saiba que todos possuímos demaquilante.

O ponto que me chamou mais atenção nessa pesquisa por ser algo que acredito totalmente é de que as empresas precisam ter responsabilidade social, 90% das pessoas entrevistadas acreditam que as empresas devem agir pra ajudar nas questões sociais e ambientais. Essa é a realidade, não podemos esperar apenas do Estado ações que beneficiem a sociedade. O empreendedorismo é uma ferramenta de transformação social, o seu empreendedorismo é pra quem? Nós trabalhamos pelo o quê?

Muitas pessoas já perceberam essa nova realidade e assim está surgindo o setor 2.5, onde empresas têm forte fins sociais, buscando o impacto social na sua missão e no seu propósito. Aqui no Brasil já tem algumas ações bem interessantes como a Smile Flame , Moradigna , Civi-co , entre tantas outras.

Convide pessoas a participar de uma causa, um movimento que sua empresa ajuda a viabilizar, tudo com muita verdade, responsabilidade e autenticidade, acredito que aí está o verdadeiro engajamento.

Eu, por exemplo, busco imaginar futuros pra co-criar o nosso futuro desejável, construir projetos que causem impacto otimizando o poder de transformação humano e a acessibilidade por meio da aprendizagem de assuntos transversais como futurismo, criatividade e cultura. 

Nós apenas vamos atrás daquilo que acreditamos. No que você acredita?

Vem com a Tribus!


Esse texto foi produzido originalmente para a Tribus Kabana, se curtiu o conteúdo, segue a Tribus no instagram e no linkedin.

Transformação Criativa
Victor Maués
Victor Maués Seguir

Sou futurista, facilitador de projetos e produtor de conteúdo. Acredito no poder da aprendizagem humana pra gerar cenários de abundância no mundo, por isso iniciei a Tribus Kabana.

Ler conteúdo completo
Indicados para você