Transformação Criativa
Transformação Criativa
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Embalagens sustentáveis [Aula 5]

Embalagens sustentáveis [Aula 5]
Transformação Criativa
jul. 6 - 8 min de leitura
010

Material da Aula 2, da Semana do Negócio Bem Sucedido e Sustentável.

Este material foi criado e disponibilizado pelos especialistas da Casa Origem, criadores do primeiro restaurante Lixo Zero do Brasil.

O Conceito de Sustentabilidade Criativa até aqui

Da aula 1 até hoje, já deixamos claro nosso posicionamento em termos do que é sucesso, do que acreditamos como futuro, o que consideramos um negócio sustentável e ecológico de verdade, então sabemos que REDUZIR e CIRCULARIZAR o consumo é a chave para este MUNDO DE TRANSIÇÃO que estamos.

Quanto mais pessoas tomando consciência de que existe um caminho melhor e se incomodando com as suas contradições, aí sim teremos força para cobrar do poder público e das grandes empresas mudanças significativas e REAIS. 

=> Exemplo óleo de soja: nós temos consciência, somos contra a parte podre da indústria mas ainda assim consumimos coisas por falta de dinheiro, falta de tempo, etc. Nesse ínterim, existem 2 tipos de pessoas: as que conseguem ter poder de compra para bancar as decisões; e as que não tem e, mesmo sendo contra, vão ter que comprar da indústria que abominam. Quando atingirmos um nível de consciência em que a maioria vai se sentir incomodada de ser obrigada a comprar comida, roupa e objetos destrutivos, aí sim teremos força pra pressionar os tomadores de decisão por melhorias para quem realmente merece.

Meritocracia? Então que ofereçam incentivos para quem merece, pra quem carrega o país nas costas que são os pequenos produtores e micro empresas do Brasil.

Alguns dados para criarmos a nossa linha de pensamento pela lógica da Sustentabilidade Criativa:

A partir de dados do Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) estima-se que o Brasil gaste mais de 10 bilhões de reais em resíduos sólidos por ano, descontando o que é reciclado.

Dentre esses resíduos sólidos, 1/3 é composto por embalagens, o que o torna este setor um dos principais responsáveis pelo aumento do lixo no país.

De todos os resíduos que a gente produz, dos 100% de resíduos, 54% representa os resíduos orgânicos, que se resolve fazendo compostagem; 40% representa os resíduos secos tipo plástico, papel e papelão, vidro, metais; e 6% representa o rejeito, que é o que é de fato, lixo.

Com esses dados fica mais e mais claro que precisamos REDUZIR E CIRCULARIZAR ESSE SISTEMA PRA ONTEM!

Estamos usando até 50% mais recursos naturais do que a Terra pode fornecer e isto, além de assustador, é determinante para nossa sobrevivência enquanto humanidade.

O que considerar ao escolher as embalagens para os diferentes tipos de negócios:

1. RISCOS E DIFICULDADES: vazamento e quebra de produto são os principais riscos; e para alimentos tem o risco de chegar frio, de ter violação e/ou contaminação. Precisamos considerar esses pontos antes de escolher a embalagem que vai nos ajudar. Proteção contra luz, lacre pra não ser violado. 

2. ORIGEM E COMPOSIÇÃO DO MATERIAL: considerar o país e localidade de origem bem como o material de origem! Nesse ponto, tem que considerar como o cliente final vai lidar com este material (mais na frente vou dar o exemplo da nossa caixinha do prato do dia, em primeiríssima mão pra vcs, estamos só esperando passar essa aula hoje pra poder falar com exclusividade pra vcs essa notícia) se a maioria tem o hábito de compostar ou de limpar e mandar pra reciclagem, ou até mesmo reutilizar... isso tudo vai interferir na escolha da embalagem também. 

Para negócios alimentícios temos as embalagens de fibra de cana, fibra de trigo, de papel com e sem laminados dentro => com filme plástico e existe com PLA de milho, O plástico PLA é biodegradável, reciclável, biocompatível, compostável e bioabsorvível em condições ideais; a produção dele ocorre a partir da fermentação, por parte de bactérias, de vegetais ricos em amido, como o milho e a mandioca. Pra quem trabalha com comida é sempre mais difícil tudo tá gente, já vão incorporando isso aí.

Para comércio em geral e e-commerces: normalmente vai se precisar de embalagem pra enviar pelos correios e sacolas pro cliente levar os produtos embora, nesse caso as soluções são relativamente mais simples: as caixas de papel cartão ou papelão reutilizados são as melhores opções para embalar objetos pra transporte.

Ao invés de comprar novos materiais, reaproveitar o que já se tem é economia de dinheiro e tempo, ou seja, é produtividade! 

Vamos ver o impacto da produção de papel no mundo para lembrar que não adianta substituir o material e usar a mesma lógica destrutiva, o mercado de papel vai crescer (e muito) e precisamos estar de olho nisso: 40% da produção das árvores do mundo têm como destino a produção de papel, é uma indústria de 193 bilhões que usa intensamente processos químicos na sua produção; 

O papel representa 25% dos resíduos de aterro e são necessários 10 litros de água para fazer uma folha de papel a4 branca;

A reciclagem de 1 tonelada de papel economiza cerca de 682,5 galões de óleo, 26.500 litros de água e 17 árvores;

80% das florestas em todo o mundo já foram perdidas. Seguimos perdendo essas florestas continuamente a uma taxa de 375 km² por dia e cada árvore produz oxigênio suficiente para 3 pessoas respirarem; vou reforçar que reduzir e reutilizar é urgente!

3. CUSTO: o preço é importantíssimo na escolha da embalagem mais ecológica, bem como dividir com o cliente esse custo para que viabilize a existência do produto.

Kit sobrevivência Casa Origem

No Instagram @casa.origem no destaque intitulado EMBALAGENS tem os fornecedores de todas as embalagens do kit sobrevivência Origem, que é este abaixo:

 

Lembrar sempre que: não existe produto perfeito em um sistema degenerativo e se nos cobrarmos demais, a gente adoece. Precisamos trabalhar dentro do possível e sensibilizando todos a nossa volta para termos força de pressão para mudar a estrutura vigente.


Conclusão da Sustentabilidade Criativa para embalagens

OK, analisados esses 3 pontos de embalagem (1. RISCOS E DIFICULDADES / 2. ORIGEM e COMPOSIÇÃO e 3. CUSTO) agora é testar com o seu produto!

Pode enviar para mãe, pai, tio, amigos... manda ir e vir, sacode e observa todos os problemas que podem acontecer. Depois é resolver esses problemas junto com público, junto com a equipe e sempre da forma mais simples possível.

São decisões desafiadoras, esbarramos principalmente no preço, no custo, porque a tributação sempre cai pra ponta, o elo mais fraco sempre acaba pagando o pato e é difícil tomar decisões conscientes quando se tem tanta coisa contra…

E é exatamente por isso que estamos nos unindo. É urgente!

Cadastre-se na comunidade de Sustentabilidade Criativa para Negócios e comece a se posicionar como profissional engajado com a sustentabilidade. 

 

BÔNUS ESPECIAL EMBALAGENS COMPOSTÁVEIS E BIODEGRADÁVEIS DA TERRAW:

  • 15% desconto na primeira compra com o cupom: ORIGEM15
  • R$25 de desconto no kit amostra com o cupom: KITNAFAIXA 

 

Materiais Complementares:

  • PDF ENTREGAS SEM PLÁSTICO: da Lívia do @transicoes_ecológicas no linktre.ee da bio dela, material completo, feito em 2020.
  • Destaques EMBALAGENS do Instagram da @casa.origem 

Links:

Consulte este material sempre que precisar e use para mudar a sua realidade e a do mundo!


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você