Cercado de incertezas é o que estamos agora!
Mas me diga uma coisa, será mesmo que estas incertezas apareceram apenas agora, com as crises que estamos passando mundialmente? Ou elas sempre existiram?
Nada na vida, é certo, podemos fazer planejamentos, cálculos, ter verdadeiros projetos para nossas vidas pessoais, que mesmo assim, seremos surpreendidos a qualquer momento pelo acaso.
Por que seria diferente com os negócios criativos?
Tem tanta gente me falando que agora está tudo perdido, que os sonhos deverão ser enterrados e esquecidos, pois tudo o que haviam planejado, não poderá seguir o curso que ele havia previsto.
Seja então bem-vindx ao mundo empreendedor, este que é incerto sim, mas também cheio de oportunidades para nos reinventarmos.
Mas vamos ao que interessa, você começou a ler este texto, muito provavelmente pelo título dele. Sim, realmente os negócios criativos estão passando por diversos dilemas, mas é o momento ideal para fazer a criatividade trabalhar ao seu favor.
Tenho estudado muito sobre tendências, futuro e o perfil do consumidor, mas a verdade é que, algo como o Covid-19, não tem muitos precedentes na história, para sabermos realmente o que irá acontecer daqui por diante.
O que é certo, é que as pessoas já estavam se sentindo cansadas pelo excesso de informações, pela variedade imensa de produtos e pelos preços cada vez mais altos.
Já tem um tempo, que analisamos que o consumidor, estava se cansando, de ir escolher uma cerveja e ter mais de duzentos rótulos em uma prateleira, de buscar um café no supermercado e ter ao menos 50 tipos diferentes, de entrar em uma loja virtual ou física e ser atropelado, pela quantidade de produtos.
No fim, ele se sentia tão cansado que saía com o produto de sempre, da mesma cor, tamanho e marca.
A tendência que devemos seguir, é de atender este cliente, entendendo suas dores e dilemas e tornar suas vidas mais leves e tranquilas e não aumentarmos a sua ansiedade.
Então, neste quesito os produtores criativos estão à frente do mercado tradicional, já que nos últimos anos, tem surgido cada vez mais, pequenos negócios, que criam produtos pontuais, para sanar um problema da sociedade, que grandes comércios e indústrias não tinham se atentado, pelo simples fato de tocarem no automático e focarem no consumo desenfreado.
Me diz uma coisa, você já parou para perguntar para o seu cliente o que é necessidade para ele hoje?
Pois, será apenas assim, conversando com o seu cliente, que você conseguirá criar algo de valor para ele.
Use a sua criatividade, veja o que você tem hoje, que possa ser oferecido com outra comunicação, para chamar atenção daquele cliente que deixou de comprar de você, diga para ele quais soluções teu produto traz.