Transformação Criativa
Transformação Criativa
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Cumpridores de prazo

Cumpridores de prazo
Elisangela Baptista
out. 2 - 4 min de leitura
000

Estamos tão acostumados, a ouvir que pessoas quando são altamente criativas, têm dificuldade em cumprir prazos e regras, e criar e respeitar procedimentos internos, que acabamos absorvendo, como nossa própria verdade.

Não sei onde surgiu este boato que, somos pensadores demais e executores de menos, a única coisa que sei, é que cabe a nós, mudarmos nossas atitudes diárias, para que a imagem que o mercado tem de nós, não seja deturpada.

Como amante de produtos feitos artesanalmente, sempre costumo dar preferência, para presentes que sejam feitos, por alguma artista que admiro.

Mas, diversas vezes, passei por problemas de não cumprimento de prazos, ultrapassando a data de aniversário de pessoas queridas, que não recebem seus presentes a tempo, porque o artista não se planejou, ou simplesmente não disse não, antes de aceitar um novo pedido.

Veja bem, como a artesã que também sou, entendo perfeitamente que um trabalho artesanal é feito em um tempo completamente diferente dos produtos industriais, entendo também que, muitas vezes o artista trabalha sozinho, e é ele o responsável em comprar matéria-prima, executar os pedidos, vender e enviar para o cliente final.

Mas essa compreensão, não é uma justificativa para o não cumprimento de prazo ou a falta de informações para que o cliente possa acompanhar o andamento da produção de seu pedido.

O que é recorrente, é que este artista, afirma que não cumpre prazos pela dificuldade que tem em se organizar, mas que está tudo bem, pois ele é assim e não poderá mudar, afinal, todo criativo tem dificuldades com a organização.

Como vamos mudar a visão que o mercado tem do nosso trabalho, ou ganhar admiração e respeito das outras pessoas, se continuamos agindo como amadores e não como profissionais da arte?

A primeira coisa que te proponho aqui, é que a partir da leitura deste texto, você comece a mudar seu padrão de pensamento e de fala, afinal as palavras têm poder.

Deste modo você poderá enxergar que é totalmente capaz, de se organizar internamente com seus processos sem ficar preso ao caos criativo.

Hoje em dia, temos diversas ferramentas virtuais ou físicas, para ajudar nessa organização diária, vou citar algumas aqui:

  1. Planner: existe na versão virtual e física e funciona como um organizador visual de tarefas.
  2. Trello: um gerenciador de projetos, virtual, com uma linguagem fácil e extremamente visual, para que possa fazer o follow up de todos os projetos.
  3. Miro: um aplicativo para que possa desenhar Mapas Mentais e organizar seus pensamentos e linha de raciocínio.
  4. ToDo: um aplicativo para que você liste todas as suas tarefas, com a inclusão de data de entrega, assim como lembretes no celular ou computador.
  5. Keep: lista de Tarefas extremamente visual e simples, que pode ser compartilhada com outros membros

Além, dessas ferramentas, há várias outras opções no mercado, porém, mais importante que sair instalando várias ferramentas no seu celular, é entender qual ferramenta será mais efetiva para o seu perfil.

Sempre falo para os meus clientes, que não importa se ele vai utilizar papel, post it ou aplicativos sofisticados, o mais importante é que ele opte por aquele que não será abandonado, por falta de interesse e dificuldade de adaptação.

Vale lembrar, que um dos fatores importantes para que um negócio obtenha sucesso, é a experiência  proporcionada ao cliente, muitas vezes até mais importante que o próprio produto.

Pois, produto por produto, nosso cliente pode encontrar muitas opções por aí, claro que com algumas diferenças em suas características, porém não concorremos apenas com produtos parecidos com o nosso, concorremos com toda a experiência proporcionada pelos outros negócios.

Um atraso, uma mudança de material, falta de planejamento e de comunicação, pode ser a diferença entre termos nossos produtos valorizados ou não pelo outro.

Pense nisso.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você