Esse é um grande dilema para quem está no dia a dia da gestão e enfrenta desafios diários para poder atingir metas, girar os estoques e fechar as contas.
Mas é possível equilibrar essa equação, mesmo nos negócios mais ameaçados, e independente do porte da empresa.
Toda marca pode ser melhor trabalhada, ao prestarmos atenção a alguns pontos importantes:
É menos sobre fazer campanhas de branding, e mais sobre ouvir o que as pessoas precisam, procurar entender o que elas querem, compreender como elas vêem seus produtos e serviços e, a partir disso, pensar e agir para construir relacionamentos mais fortes.
É menos sobre fazer uma extensa pesquisa de mercado, e mais sobre perguntar pro seu cliente como estão as coisas.
É menos sobre oferecer novos produtos e serviços sem ser requisitado, e mais sobre se colocar disponível para as pessoas.
É menos sobre pensar o que sua marca precisa para crescer e mais sobre focalizar as energias em criar propostas de valor que atendem e resolvem os problemas que as pessoas enfrentam agora.
É procurar evoluir sempre: Hoje, melhor que ontem; amanhã, melhor que hoje.
Porque o caminho é longo, desafiador, mas pode sim valer muito a pena.
Uma grande marca começou pequena em algum momento da história. É preciso começar.
D.J. Castro