Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Carta aberta aos criativos brasileiros

Carta aberta aos criativos brasileiros
Fabi Soares
Feb. 12 - 2 min read
010

Caro criativo, não tá fácil, eu sei. Empreender é um desafio por si só e como se não bastasse, ainda estamos materializando ideias em um momento de transição da humanidade. Tudo está mudando: as pessoas, o mercado, as políticas, os sistemas. Perdemos as bases de identidade, não acreditamos mais nas velhas formas de fazer as coisas e a complexidade disso tudo é muito exaustiva. Mas viver essa transformação é mais incrível do que parece, consegue ver? Tudo isso significa que o mundo precisa ser redesenhado. E ninguém melhor para lidar com uma tela em branco do que nós, criativos. Duvida?

Pra começar, a economia criativa vai salvar o mundo e não falo isso só porque sou de humanas, falo porque tem muito número concreto para provar isso. Sabia que, nos últimos anos, o comércio “tradicional” encolheu 12% com a crise enquanto o comércio de serviços criativos subiu 14% (UNCTAD). Que a economia criativa deve crescer entre 10% e 20% nos próximos anos? Sabia que empresas que investem em criatividade têm maior participação de mercado (ADOBE)? Pois a Ana Carla Fonseca está certa: “A economia criativa é o modelo econômico dos nosso tempos”.

Então, criativos, se fortaleçam! Aprendam a interpretar metas, projeções, estratégias e a usar a criatividade como diferencial de mercado. Mas sem abrir mão do que você acredita e do seu processo de criar. (Acredite, dá sim para fazer as duas coisas do seu jeito.) Siga firme na evolução do seu modelo de negócio, no seu processo criativo e em construir novas formas de fazer, materializar e se organizar. E saiba: você não precisa fazer tudo isso sozinho. Esta é uma revolução coletiva criativa e fazer junto, é fazer melhor. crie a sua comunidade criativa, troquem insights, aprendizados e conhecimentos. Peça ajuda.

Assim, chegaremos mais perto de uma realidade que permitirá que todo criativo desse nosso brasilzão seja reconhecido pelo valor que gera e seja próspero com suas ideias - onde quiser, da forma que quiser, dentro de suas próprias definições de sucesso. E quando um criativo prospera em uma nova forma de fazer as coisas, um pedaço do mundo muda junto.

Preparado para começar a mudar o mundo? Vamos juntos?

 


Report publication
    010

    Recomended for you