Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O Propósito é o porquê. O legado é aquilo que fica da nossa história.

O Propósito é o porquê. O legado é aquilo que fica da nossa história.
Victor Maués
Apr. 29 - 4 min read
010

O propósito tem sido constantemente apontado como um dos fatores de felicidade e sucesso para pessoas e empresas, mas afinal, o que é propósito?

O propósito é a nossa missão como ser humano, o nosso norte. Aquele grande objetivo que motiva a ação. Seguindo o Golden Circle, ele é o nosso porquê.  O detalhe importante é de que não é apenas uma meta, para ser um propósito verdadeiro é necessário que seja algo transcendente. 

Por exemplo, o propósito não deve ser dar pros seus filhos uma infância melhor que a sua, deve ser algo maior, como dar a melhor vida que você puder oferecer pra sua família. Não deve ser uma meta fechada porque será apenas um desejo. O propósito não é imutável, mas para desenvolver uma motivação intrínseca é preciso ser transcendente. O propósito é o seu porquê de ser quem é e fazer o que faz, é a sua chamada pra ação.

 

E PARA AS EMPRESAS, COMO FUNCIONA?

Para as empresas funciona da mesma forma,

Segundo pesquisas da Korn Ferri Institute, 90% das pessoas que trabalham em uma empresa com propósito dizem se sentir mais motivadas.

Isso acontece exatamente por possuir uma visão que direciona seus esforços, com a criação de um movimento relevante que motiva as pessoas a ação. É comprovado que empresas com objetivos transcendentes conseguem ultrapassar os resultados comuns e alcançar o extraordinário (como é dito no livro Scrum, a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo). Assim como no contexto individual não é propósito a empresa querer ser a número 1 do seu setor. Mas é um exemplo de propósito organizar toda a informação do mundo, e deixar todo o conhecimento universalmente acessível para qualquer pessoa, utilizando o caso do Google.

Muitas empresas já entenderam a necessidade do propósito, mas talvez não completamente, o que pode ser preocupante. Não adianta ter um propósito lindo se ele não for real, tornando-se apenas um slogan estampado nas paredes e canais de comunicação, mas que que não tem significado real na organização. Se você for numa empresa e perguntar qual seu propósito e valores e o funcionário precisar olhar o site para responder, pode ter certeza de que essa empresa não vive no dia a dia o propósito que vende para os clientes.

Isso acontece porque há uma interpretação perigosa que algumas empresas estão fazendo do propósito e do Golden Circle. Ao invés de fundamentar o negócio em um grande objetivo transcendente, a empresa apenas utiliza o propósito para construir sua comunicação e publicidade. Utilizando isso como uma maquiagem, pode funcionar, mas é falso, e em um momento de fácil acesso a informação a verdade pode ser descoberta e criar uma crise de imagem e autenticidade na marca. Por isso considero que o Golden Circle e o propósito devem estar focados na construção do negócio, não na construção da comunicação, é dessa forma que se constrói legado.

 

E AFINAL, O QUE É LEGADO? QUAL A IMPORTÂNCIA DISSO?

O legado é aquilo o que deixamos para o mundo, é a herança que fica da nossa existência. A criação de um impacto positivo é o melhor dos legados. Aquilo que lembram de nós mesmo quando paramos. Por esse motivo acredito que o modelo ideal do propósito é o de criar ou fazer parte de um movimento, desenvolvendo algo que faça sentido pro mundo. Reflita, se a sua empresa terminasse hoje o que o mundo estaria perdendo? Qual legado da sua existência você estaria deixando?

A gente tem que evitar ser uma pessoa ou empresa batedora de carteira, que compete pra chegar primeiro no bolso dos clientes, esvaziar suas carteiras e finalizar o ciclo, porque somente o que interessava era o dinheiro. Pra evitar ser uma empresa batedora de carteira, é preciso entender o nosso porquê, aquilo que dá sentido à nossa existência e do nosso negócio ou emprego. Esse é o caminho pra construção do legado. 


Report publication
    010

    Recomended for you