[ editar artigo]

A Criatividade é o fruto ou a árvore?

A Criatividade é o fruto ou a árvore?

Já observaram um pé de manga? Eu já!  Há alguns meses atrás, eu estava na minha rotina de caminhada no parque, na época de manga. Durante todo o período, eu ficava observando os frutos. Vi que alguns amadureceram antes que outros. Vi que enquanto algumas mangas já estavam no chão, pois estavam muito maduras, outras ainda estavam longe do amadurecimento. Vi que algumas pegavam mais sol que outras. Também vi muitas pessoas interessadas naquelas bem amarelinhas, que ainda não tinham caído, então elas jogavam algo para derrubar.

E aí vieram muitas reflexões e aprendizados. Que fizeram muito sentido para mim, vem aqui comigo, para ver se faz sentido para você também.

O pé de manga nasceu para trazer manga para o mundo. Independente se as pessoas gostam de manga ou não, ele dá seus frutos. Mesmo tendo uma variedade imensa de outros frutos. Mesmo que algumas pessoas passem pela árvore falando que ela poderia ser um pé de jaca ou que ela poderia ser maior para sua sombra ser mais gostosa, a árvore continua dando mangas. Ela nasceu com esse propósito. E ela sabe bem disso.

Nós também somos seres que viemos ao mundo com um propósito. E esse propósito está na nossa identidade, é a nossa mensagem, é a nossa Criatividade. E essa criatividade está na nossa essência, vem da nossa alma. Quando você não expõe sua criatividade, você não permite que o universo que há dentro de você, venha para fora e faça as transformações que você é capaz de fazer. Quando você não expressa sua criatividade, você deixou de contribuir com um mundo mais humano, mais evoluído, deixou de contribuir com um mundo melhor. Dessa forma, a gente não pode se permitir não ser criativo, pois a criatividade é a nossa marca. Não dá para ficar com medo de errar ou de não ser aceito. Não espere o seu projeto estar perfeito. E se algo der errado, faça logo, erre logo e corrija logo.

Mas tem um porém, você só conseguirá expressar sua criatividade quando descobrir quem é você, quando identificar qual a mensagem que você veio trazer. E essa descoberta vem através do autoconhecimento. Nossa criatividade está ligada diretamente ao nosso processo de autoconhecimento. Quanto maior seu conhecimento sobre si, mais potência tem sua criatividade. A empresa só consegue ter sucesso quando descobre qual a sua missão para melhorar a vida dos seus clientes. E nós só conseguimos ser criativos, quando descobrimos qual o fruto viemos trazer para contribuir com a vida do outro.

Nossa criatividade é algo que vem do mais profundo do nosso ser. Nós somos únicos. Por isso é necessário ser criativo, pois é o nosso universo interno sendo materializado no universo externo.

Eu sei que essa visão é um pouco filosófica, mas levando em consideração a complexidade e subjetividade do ser humano, não acredito numa concepção superficial do processo criativo.

Minha dica para você é: busque o autoconhecimento, e quando descobrir qual fruto veio trazer para o mundo, faça tudo que for possível e necessário, sem ter medo de errar. O erro anda lado a lado com a criatividade. Descubra o que vale comprometer sua alma, pois o que não tem alma, não vale a pena ser vivido. Descubra o seu poder criativo e viva sua criatividade com toda intensidade! Então, vamos frutificar?

Transformação Criativa
Lidieide Sales Aguiar
Lidieide Sales Aguiar Seguir

Sou pedagoga, especialista em Saúde Mental, mãe, futura psicóloga, criadora de conteúdo digital, apaixonada pela nossa essência criativa, encantada pelo ser humano, redescobrindo minha humanidade, em processo de autoconhecimento.

Ler conteúdo completo
Indicados para você