Transformação Criativa
Transformação Criativa
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Sustentabilidade CriativaVOLTAR

6 dicas para refletir e ajudar a garantir o futuro das próximas gerações

6 dicas para refletir e ajudar a garantir o futuro das próximas gerações
Ana Catarina Abel
set. 23 - 4 min de leitura
000

Você já parou para pensar que suas atitudes de hoje impactam o mundo das próximas gerações? Pois é, muitas vezes entramos em nossa rotina e em nosso individualismo e esquecemos que vivemos todos no mesmo lar e que é um dever de todos prezar por um futuro mais digno para as gerações que irão surgir.

Pense e reflita: o que quero deixar para o mundo? Será que quero que as gerações futuras vivam no mesmo mundo que eu ou em um mundo melhor?

Essa foi a provocação que fiz na semana 7 provações: 7 dias para o mudar o estado das coisas aqui na Transcriativa e com a colaboração de vários criativos, aqui vão algumas dicas de como podemos garantir um futuro melhor para as próximas gerações focando nas nossas atitudes do presente.

1 - Expanda sua visão

Fala-se muito em expandir a nossa bolha, né? Mas é realmente isso que devemos fazer. Imersos em nosso mundo não conseguimos enxergar o mundo do outro ou o mundo das coisas. E quando digo mundo das coisas, quero dizer, que muitas vezes, não sabemos aonde vai parar o nosso lixo. De onde vêm os alimentos que estou consumindo? Será que estou consumindo o que realmente penso que estou?

Precisamos começar a pensar mais sistemicamente na cadeia completa. Podemos nos surpreender com o que vamos encontrar.

A dica aqui é pensar em todo o processo e começar a questionar certas coisas e pensar em que atitudes posso tomar que impactem positivamente esta cadeia.

2 - Aposte em empresas que vão de encontro aos seus valores

Reflita sobre seus valores e sobre as coisas que você considera importantes. Será que as empresas em que eu invisto ou consumo  estão de acordo com estes valores? Quando investimos e bancamos empresas que não estão de acordo com nossos valores ou que impactam negativamente no meio ambiente estamos financiamento um futuro melhor mais tardio.

Muitas vezes, é claro, não temos tantas escolhas dependendo do seguimento de produto ou mercado, mas pense por um instante. Com certeza, você vai encontrar diversas maneiras de financiar iniciativas mais enriquecedoras para o nosso futuro.

3 - Use a criatividade

Não consegue se livrar de algumas embalagens plásticas? A reciclagem é com certeza uma ótima opção! Mas você já pensou em reaproveitar e dar uma nova função a estes objetos?

Usando a criatividade podemos encontrar uma nova função para os produtos de forma que eles sejam uteis e não retornem para o meio ambiente.

Inúmeras são as possibilidades para quem usa sua criatividade!

4 - Aposte nas pequenas ações

Você pode achar que apenas com grandes ações ocasionamos mudanças. E claro que participar de grandes ações é importante, assim como apoiar organizações, ajudar ONGS e projetos que ajudam o planeta, porém se você não consegue fazer isso hoje, pense em pequenas ações.

O que posso mudar na minha rotina para contribuir um pouco mais?

Separe recicláveis, use ecobags quando for ao mercado, reduza o uso de descartáveis. Nosso planeta agradece qualquer ação que contribua positivamente.

5 - Seja exemplo

Agora que você pensou em pequenas ações, compartilhe!

Seja um exemplo de mudança. Você acha que não está sendo observado? Mas você está! Nem que seja apenas uma pessoa influenciada, essa pessoa pode influenciar outra e assim gerar uma cadeia.

Quando tiver a oportunidade de abordar o tema, fale sobre suas ações, como você faz, quais as possibilidades. Plante a sementinha em uma mente que possa florescer!

6 - Comece!

E por fim, simplesmente comece! Com uma atitude, com duas ou se aperfeiçoamento mais no tema. Não espere a perfeição de suas atitudes para iniciar uma mudança!

Comece hoje contribuindo para um mundo melhor, trazendo seus bons valores a tona e direcionamento o mundo para eles.

Participe do grupo Sustentabilidade Criativa e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você