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5 estratégias simples para incorporar a criação de conteúdo na sua rotina

5 estratégias simples para incorporar a criação de conteúdo na sua rotina
Bibiana Rabaioli
abr. 26 - 4 min de leitura
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Mesmo que aconteça de vez em quando, a criação de conteúdo não é sentar a bunda na cadeira, baixar a cabeça e esperar que aquela inspiração toda maravilhosa venha na hora. Ainda mais em meio à crise pandêmica em que a nossa energia tende a ser tão instável quanto à situação do país.

Por isso, precisamos cultivar a criação na nossa rotina, pelo nosso trabalho, pelas pessoas que queremos ajudar e por nós. Pensando nisso, eu trouxe as cinco estratégias que faço intuitivamente pra incorporar a criação de conteúdo no meu dia a dia.

Essas estratégias fazem com que criar possa ser cada vez mais tranquilo, intuitivo, sensível e, com isso, ter ideias de conteúdos "na ponta do lápis" pra executar.

 

1 - Observação

 

Observe com atenção plena o mundo ao seu redor e como você se sente. Observe com singeleza as coisas. Muitas vezes as ideias vêm das coisas simples, como o canto de um pássaro que você não tinha ouvido ainda perto da sua casa, ou o carroceiro brincando com seu cachorro enquanto passa na sua rua.

Observe as coisas, os móveis, as pessoas e também os seus sentimentos. O modo como estamos nos sentindo também pode levar à reflexão e ideias de conteúdo. Observe mais atentamente.

 

2- Anote a ideia na hora: pegue da cabeça antes que ela fuja!

 

Já imaginou quanta coisa legal você já pensou e que podia ter virado um texto, um post ou um vídeo mas que não anotou na hora, pensou "depois eu anoto" e se esqueceu?

Michael Jackson disse uma vez ao seu produtor que se não anotasse, não começasse logo a por em prática a ideia, ela iria pra cabeça do Prince, seu "rival" na música (vi numa entrevista com o produtor). Como se as ideias fossem energias de inspiração que nos visitam e se não captarmos elas seguem seu rumo pra outra pessoa que capte.

Já pensou? Se você não anotar sua ideia logo que vem, pode ser que ela viaje pelas ondas frequenciais para outra cabeça, haha. Não sabemos se isso acontece de verdade. Mas, é sempre melhor anotar num bloco de notas ou um app como o Google Keep pra não esquecer.

 

3 - Busque imagens que conectam com as ideias

 

Buscar imagens e salvar pra usar no post. Uso Unsplash que é creative commons, com licença livre e gratuita, não precisa dar créditos na imagem, mas é legal colocar, em forma de gratidão. E também o Pinterest, que é importante que você anote a fonte pra dar os créditos depois.

 

4 - Faça anotações quando estiver consumindo conteúdo

 

Nós consumimos conteúdo quase o tempo todo. Seja um vídeo aleatório no YouTube, uma aula de um curso que você está fazendo, um episódio de podcast, séries, posts no Instagram, ou o livro que você está lendo, enfim, é muita coisa.

Bem que isso poderia ser mais útil né? Pois pode! Anote o que você aprendeu e ao consumir aquele conteúdo. Não precisa, necessariamente, ser da sua área para você usar um insight pra produzir um conteúdo seu. Você pode adaptar, refletir, analisar. Então, crie o hábito de fazer anotações quando estiver consumindo conteúdo, assim terá várias referências.

 

5 - Comece jogando a sua ideia no Canva

 

Por fim, pra quem tem o app do Canva (gratuito) no celular, essa estratégia fica ainda mais fácil. O Canva é um site onde você pode criar designs dos mais variados. Começar por criar um design lá com detalhes que pensou, dar o start da criação, irá agilizar a sua produção de conteúdo. Às vezes, escrevo o texto do post nas Notas ao lado do design.

Espero que com essas estratégias você consiga experienciar mais a criação na sua rotina e que este conteúdo tenha sido útil pra você e te inspire a por a mão na massa nas suas criações!

Boas ideias pra você!

(Lembra de anotar).


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