Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

4 Hacks para ser uma líder mais criativa

4 Hacks para ser uma líder mais criativa
Vivien Uhlmann
Feb. 19 - 7 min read
010

Que tal trazer mais criatividade para a sua vida pessoal e profissional? Confira algumas dicas para ser uma líder mais criativa com o LinkedIn Learning.

Eu sempre tive um olhar curioso sobre a vida, possivelmente porque fui sempre incentivada com um mantra que meus pais repetiam: "Tente, invente, faça diferente!".


Então em tudo que eu faço, eu questiono. Pode parecer um pouco inconveniente, mas garanto que já trouxe resultados muito positivos aos mais diversos problemas, tanto pessoais quanto profissionais. Consequentemente, as pessoas me abordam dizendo: Vivi, você é muito criativa!


E eu respondo: você também! Só não sabe o quanto, ainda.


A criatividade sempre foi vista como uma habilidade de artistas, músicos ou inventores e eu já desmistifiquei isso neste post aqui. Para mim, ser criativo é a capacidade de combinar ideias para gerar novas soluções. Ou seja, você nasce criativa e acredite, o pico desta habilidade é na infância, pois ainda não somos condicionadas a caixinhas que a sociedade impõe e a nossa curiosidade está a mil, facilitando muito a combinações mentais e pondo em prática sem medo de errar.


Pois muito que bem, mesmo sabendo disso, ainda enfrento a minha impostora que volta e meia vem na minha mente me lembrar que eu não sou criativa. Quando isso acontece, eu preciso de um tempo. Geralmente costumo ir para plataformas como Instagram, Pinterest ou TikTok para espairecer e ver coisas que não estão no cotidiano.


A criatividade, como qualquer outra habilidade humana, exige autoconhecimento pra desenvolvê-la ou resgatá-la, como é o caso desta específica. Mas às vezes podemos ter hacks para facilitar a jornada.
E não é que o LinkedIn preparou um conteúdo sobre isso? Fiz recentemente o curso do LinkedIn Learning chamado Truques Criativos para Líderes e é óbvio que eu devorei ele em pouco tempo. Todos os exercícios são cem por cento práticos e podem ser facilmente ajustados às suas necessidades e projetos.


Dentre vários lá, trouxe 4 hacks para ser uma líder mais criativa (e deixar você com gostinho de fazer o curso!).


Reserve um tempo para escrever ideias

A ideia é que você reserve de 5 a 10 minutos, pela manhã ou à noite, para escrever ideias, palavras ou desenhos. E é claro que sem o medo de filtrar nada, afinal será confidencial. Essa dica faz você extrair suas ideias da mente e revisá-las quando quiser, trazendo boas conexões futuras. No curso eles ainda incentivam que seja feito com papel e caneta para exercitar e promover estimulações das redes neurais.
No meu caso, eu tenho um espacinho no Notion (antes utilizava o Keep do Google) para jogar ideias, links, imagens que eu ache interessante. E pelo menos uma a duas vezes por semana, dou uma revisada e organizada neles. Não importa se as ideias nem sempre estão vinculadas umas com as outras ou se, às vezes, não parecem muito coerentes. O objetivo é manter um registro de nossas ideias e observar como o cérebro extrai nossos pensamentos. Pra mim funciona e muito!


Colagem de frases

Que tal fazer um brainstorm divertido? Essa você pode fazer sozinha ou em grupo. A ideia é escrever em papéis separados o máximo de palavras que surgem na sua cabeça, sejam elas substantivos, verbos, nomes próprios... Pode colocar uns 5 minutinhos para esta parte da atividade. Depois reuna todas elas em um centro, misture-as e selecione palavras para criar frases totalmente novas. O ideal é que sejam em torno de 5 delas.
Tudo bem se não fizerem sentido, e melhor ainda se forem engraçadas. Vocês podem colá-las em uma folha ou criá-las na mesa, e colocá-las novamente no centro da mesa para selecionar outras e formar novas associações de ideias de acordo com um tema. Uma sessão de 30 a 45 minutos é suficiente para promover um ambiente descontraído entre os seus colaboradores, além de gerar um descanso para que a criatividade flua melhor.


Foque a sua atenção em limitações

Há quem duvide, mas é verdade: a criatividade vem da limitação. Pois são nestas situações que precisamos combinar soluções para um resultado diferente.
Experimente utilizar uma limitação como o tempo. Se você definir uma quantidade de minutos para criar ideias em um brainstorm, por exemplo, este tempo será utilizado somente para isso. O que será rico na quantidade de ideias que irá surgir.
Outra dica é limitar as ferramentas, como o uso de papel e caneta ou só uma cor específica. Tenha certeza que o cérebro irá se concentrar em resolver o assunto sem se distrair, além de estimular sua criatividade ao permitir descobrir aspectos da sua personalidade que antes não sabia. Então tente definir limites produtivos para observar como sua criatividade se torna mais robusta e sua mente mais flexível!


Crie repertório

Em um mundo com inteligência artificial e algoritmos tão inteligentes, somos condicionados a assistir as mesmas séries, ouvir as mesmas músicas e seguir as mesmas pessoas/páginas. Mas que tal ir contra maré?
Como disse anteriormente, Instagram, Tiktok ou Pinterest são plataformas que existem diversos conteúdos e eu aprendo muito por lá. Mas caso você queira sair mesmo da caixinha, que tal se inscrever num evento online gratuito de uma área totalmente diferente da sua? Ou assinar uma newsletter de uma comunidade que você não faça parte, mas tem curiosidade do tema? O digital permitiu, e muito, essa diversidade de temas e isso é incrível como repertório. Gosto muito dos conteúdos do Trendwatching pois abordam tendências das mais diversas áreas e ainda trazem insights para você questionar a sua realidade, é muito legal!
Esta dica não está literalmente no curso, mas acaba sendo base para todos os outros hacks que você encontra por lá! Afinal, quanto mais diversidade você consumir, mais conexões e combinações criativas irão surgir!


De tudo que conversamos por aqui, espero do fundo do coração que tenha feito você se sentir mais criativa, pois mesmo sendo dicas relativamente básicas, elas podem entrar na sua rotina facilmente e transformar a sua vida.
E que continue criando algo todos os dias, pois a criatividade é uma habilidade que precisa ser exercitada e que pode estar presente em tudo que você faz.

 

Post originalmente postado no LinkedIn.

 


Report publication
    010

    Recomended for you