Transformação Criativa
Transformação Criativa
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O tempo é a medida da mudança.

O tempo é a medida da mudança.
Victor Maués
dez. 14 - 2 min de leitura
000

Qual a sua relação com o tempo?

Essa foi a provocação do Gustavo Nogueira, da Torus, durante o Future Literacy Unesco.

Hoje é meu aniversário e acho que é um momento muito oportuno pra pensar na minha relação com o tempo e puxar essa reflexão junto com você.

Pense que se o tempo não passasse, se as coisas não mudassem, nós teríamos imensa dificuldade de diferenciar o que aconteceu a 12 minutos e o que aconteceu a 14 anos. 

A maneira como a gente lida com passado, presente e futuro influencia todas nossas ações, o tempo influencia totalmente a nossa relação com a realidade.

O tempo tá passando, num tic tac constante, que nunca para, afinal, o tempo não para. Jamais podemos esquecer que o tempo é o nosso recurso mais escasso. Por isso, devemos aproveitá-lo.

Eu, como futurista, adoro pensar o tempo. Mas um ponto importante de dizer é: pra entender o futuro é preciso buscar entender o presente e o passado. É necessário olhar pra trás pra podermos olhar pra frente, isso faz com que entendamos diferentes cenários que podem acontecer e principalmente, a não cometer os mesmos erros do passado.

Um dos principais futuristas, pra mim, é o historiador Yuval Noah Harari, autor de livros como Sapiens, Homo Deus e as 21 lições para o século 21. Este último livro, posso dizer que mudou minha vida e a forma como enxergo o mundo.

O passado deve ser entendido e superado, pra construirmos no presente o que queremos pro futuro. A realização do futuro é uma construção no presente. Não há nenhum futuro definido, apenas possibilidades. A partir dessas possibilidades definimos nossas ações pra construir aquilo que sonhamos.

Como diz Thomas Frey: O jeito que você imagina o futuro muda suas ações no tempo presente. Portanto, não é apenas o presente que constrói o futuro. O futuro também constrói o presente.

Novamente, qual a sua relação com o tempo?


Caso você queira conhecer mais sobre o meu trabalho pode acompanhar a Tribus Kabana no instagram e me acompanhar no Linkedin.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você