Transformação Criativa
Transformação Criativa
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Seja um negócio que muda o mundo.

Seja um negócio que muda o mundo.
Joana Wosgrau Câmara
jun. 25 - 4 min de leitura
020

Prometi que ia compartilhar por aqui, em textos de 1 minuto de leitura, como tu faz pra começar um negócio que seja uma ferramenta de mudança no mundo, em qualquer área. Antes, preciso explicar qual é o meu negócio.
O meu negócio vende comida, porque a comida permeia tudo.

A comida vem da terra, recebe tratamento, transporte, chega à nossa mesa, alimenta os seres e deveria voltar pra terra, fechando o ciclo de um planeta sustentável. 

Pois não é isso que vem acontecendo. Usamos somente ⅔ da comida que produzimos no planeta, o resto é jogado no lixo. Comemos microplástico, comemos animais enjaulados, jogamos veneno na comida, na água e deixamos algumas pessoas serem donas das sementes que nos alimentam e fingimos que está tudo bem.

Não está. Isso tudo aí é o que gera a crise climática - que afeta a nossa comida.

Gosto de brincar comparando nossas vidas às séries e, pra quem viu Game of Thrones, a crise climática são os White Walkers enquanto as Cersei Lannister da vida fingem que não é nada. E o inverno, de fato, está chegando. E nesse inverno vai faltar água e outros recursos (já não está faltando por aí?).


E isso está intimamente ligado com as desigualdades sociais, pra quem quer saber mais sobre isso, o podcast da @giovannanader com a @marianacolerato O Tempo Virou, episódio de 23/06, dá um bom apanhado sobre.


Bom. Vamos começar do começo e deixar só o essencial aqui. Pois bem, tudo começa na escolha. Começa a cronometrar o 1 minuto agora.

Cara. Uma das coisas mais difíceis da vida é decidir o que a gente vai fazer da vida - quando a gente acha que precisa seguir um caminho pré-definido. A gente cresce ouvindo que tem que escolher 1 coisa e seguir ela até o fim. E o medo que dá em escolher 1 coisa e perder todas as outras? Pois isso tá errado. 

Se eu pudesse me dar 1 conselho seria esse: escolha o que tiver amando no momento e quando for o momento de mudar, mude. Não dizem que a morte e a mudança são as únicas permanências? Pois então, por que temos tanto medo de mudar?  

Pra começar um negócio que seja uma ferramenta de mudança no mundo tu precisa sentir que aquilo tá te levando em algum lugar e, como a Katita, do episódio 17 da instassérie Transcriativa, disse: as coisas são consequência. Sinta o sabor delas, leve um pouco disso e deixe um pouco de você.

E o que isso quer dizer é isso: encontra o que tu mais gosta de fazer e acha um jeito de ganhar dinheiro com isso. 

O que faria alguém dar o seu dinheiro (que na verdade é a representação do tempo desse alguém) em troca do que tu faz? Que valor tu quer oferecer pra sociedade? 

Cava aí dentro e acha. O que tu gosta pode mudar daqui um tempo, e tudo bem, pode ter certeza que tu vai dar um jeito de conectar as coisas novamente porque tudo, ma frends, está conectado.

--

Pense nisso até a semana que vem.

Esse é o primeiro texto dessa série Do CAOS às ideias - 1 minuto para mudar o mundo, pra te ajudar a organizar as ideias. 

Todas às quintas sairá novo texto de 1 minuto de leitura (ok, passou 11 segundos no meu teste, mas quando a gente ler tudo em 1 minuto é porque estamos lendo muito bem).


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você