Transformação Criativa
Transformação Criativa
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Sustentabilidade CriativaVOLTAR

Quais são as oportunidades de um planeta com mais aço que plantas?

Quais são as oportunidades de um planeta com mais aço que plantas?
Casa Origem
dez. 29 - 4 min de leitura
000

Uma coisa é clara: o mundo é como ele é, e não é como a gente gostaria que ele fosse. O mercado global continua a todo vapor, entra pandemia, sai pandemia e ele continua pronto para incorporar a próxima demanda. O mercado de hoje não liga o quanto ele vai ter que explorar e destruir para ter o lucro dele no final do ano.

Sabendo disso, a gente precisa entender pra onde ele está olhando para subverter a lógica dele com eficiência, para mudar estruturalmente o jeito que se faz negócios. Para mudar algo estruturalmente a gente precisa mudar o jeito que se pensa sobre isso.

Saiu uma matéria na Veja, em dezembro de 2020 com o seguinte título: “em 2020, o que o homem fabricou superou toda a vida vegetal e animal”.  

Aqui a gente usa a base científica que considera o ser humano como parte da natureza - e não algo separado dela; portanto tudo o que a gente constrói é natural (muito embora a sua utilidade seja questionável) e vendo a nossa existência como natural, a gente precisa mudar o mindset que trouxe a gente até aqui, afinal se continuarmos desse jeito não vai ter muita chance de futuro.

Pensando nisso, separamos 3 oportunidades para ter sucesso em 2021 sem deixar um rastro de exploração e destruição para trás. Já temos experiência o suficiente para entender que o mercado vai olhar para onde dá mais lucro e o que a gente vai fazer é diagnosticar as oportunidades que o mercado está nos dando de fazê-lo mudar de ideia.

Veja agora as 3 oportunidades que o mercado está de olho sabendo que o planeta tem mais aço, plástico e concreto do que vida animal e vegetal:

1. Pioneirismo na visão de futuro: quanto mais cedo você perceber que manter o planeta sustentável de verdade é bom pra você, mais rápido você vai ganhar com isso. Empreender é resolver problemas e o maior problema atual da humanidade é o problema climático: ele afeta a água que chega no seu copo e a comida que chega na sua mesa, também define o quanto de violência tem batido na sua porta e define as chances de futuro dos seus filhos. Existem inúmeras frentes de trabalho subvertendo a lógica que normaliza a destruição ambiental. Escolha qual frente quer trabalhar e inove em cima dela. 

2. Investimento em dinheiro. Investidoras estão buscando soluções reais para os problemas mundiais. Projetos que levam em consideração as mudanças climáticas e o problema do lixo, por exemplo, estão na mira de investidoras ao redor do mundo inteiro. Se você é um projeto, se você é uma empresa, um negócio social, não perca tempo! Pesquise na internet, nos nossos canais por exemplo: @casa.origem, @nacao.origem, @transcriativa, para encontrar uma iniciativa que veja o potencial do seu projeto. Precisamos de todas as boas ideias funcionando com eficiência para mudarmos a realidade.

Listamos 4 investidoras para sua pesquisa:

Artemísia;

InovAtiva Brasil;

Opportunity Desk;

Positive Ventures;

Quintessa.

3. Mudança de status quo. Essa é, de longe, a melhor oportunidade! Temos uma chance real de mudar o jeito que se faz negócios, temos uma chance real de mudar o conceito de sucesso que se tem por aí. O mercado vai abocanhar o que tiver na frente dele. Nós vamos tomar a frente e fazer isso direito, com menos impacto ambiental e mais impacto social.

Para quem faz mais de 3 refeições por dia, tem internet, smartphone as oportunidades estão urgindo na nossa frente.

Vamos aproveitá-las com sabedoria.
Estamos aqui pra isso.
 

Participe do grupo Sustentabilidade Criativa e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você