Transformação Criativa
Transformação Criativa
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

a criatividade exige coragem.

a criatividade exige coragem.
Lys Alexandrina
jun. 6 - 2 min de leitura
000

não sei viver de outro modo que não criativamente. não sei falar, escrever, pensar, trabalhar, criar, maternar, me vestir ou mesmo me relacionar de um outro jeito. a criatividade "é minha matéria, a vida presente, o tempo presente" (com sua licença, drummond).

viver criativamente num mundo que padroniza as relações, o amor, a criação, o trabalho, a educação, as crianças, os corpos, a maternidade, requer coragem. demasiada coragem. coragem pra ir sendo, transformando, transmutando, jogando o corpo no mundo. coragem pra se despir de tudo aquilo que está posto e nos é imposto. coragem para questionar a normalização do absurdo. coragem pra quebrar institucionalizações, normatizações, padrões. coragem para romper velhos modelos políticos. coragem para questionar. coragem para cantar, para falar. para se colocar no mundo. coragem para - apesar do assombro que nos ronda nesses tempos - levantar uma bandeira que diga, a criatividade salva! nos salvará. nos fará criar uma outra vida, um outro jeito de viver em sociedade. e essa nova vida terá por princípio a liberdade. isso implica em refazer a rota e refazer a nós mesmos, cotidianamente. a cada segundo. e então perceber que a vida criativa é combustível essencial para a transformação social.

digo pra mim mesma e pra minha criança. essa, que me habita e aquela que eu pari e que nesses 4 anos me recoloca no caminho de apropriação dessa habilidade essencialmente minha, humana. afinal, a gente primeiro tateia o mundo pela curiosidade, pela experimentação, pelo divertimento, pela liberdade. de criar e ser. é preciso coragem pra (re)aprender o mundo a partir disso. para parir um mundo novo, possível.

digo então, outra vez: coragem, criativa! coragem, criativo!
pra existir em plenitude, só por meio da criatividade. e a criatividade, minha cara, exige coragem.
 

arte: Ícaro, Henri Matisse, 1943 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você