Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Futuros possíveis

Futuros possíveis
D.J. Castro
Sep. 18 - 2 min read
000

O antigo ditado diz "Prepare-se para o pior e espere pelo melhor".

Num ambiente com informações desencontradas e versões conflitantes sobre o que pode acontecer, as pessoas tem que lançar mão de algumas estratégias efetivas de planejamento pessoal e profissional pra poder, mais do que sobreviver, prosperar nesses tempos complexos. 

Uma possibilidade é a abordagem do Futurismo. Futurismo significa Traçar cenários possíveis, levando em conta tendências manifestadas no presente. Ou seja, utilizar as informações disponíveis agora para desenhar desde o melhor caso no curto prazo até o pior caso no longo prazo. 

Além disso, é importante criar planos de contingência para cada cenário definido, com ações que devem ser tomadas quando qualquer situação prevista se concretizar. 

Devemos pensar em cenários possíveis, por mais improváveis que sejam. Ao exercitarmos a imaginação nesse sentido, conseguimos nos preparar melhor para o futuro, a ajudar a construí-lo. 

No cenário atual, significa, por exemplo, pensar no que pode acontecer em 3 ou 6 meses, e também em 2021 e 2022, e se planejar de acordo. Para cada possibilidade, um plano de ação. 

Para projetar futuros possíveis, é importante considerarmos 3 linhas:

- Futuros desejáveis: Aquilo que esperamos obter a partir do andamento normal das circunstâncias atuais.

- Futuros transformadores: Aqueles aspectos que podem ser potencializados para multiplicar os resultados e transformar a realidade. 

- Futuros caóticos: Fatores incontroláveis que tem que ser considerados e que podem gerar disrupção nas previsões, gerando problemas que devem ser enfrentados. 

A partir da previsão da convergência das possibilidades é que se pode estar mais preparado para o que está por vir. 

Temos que ser pessimistas no planejamento e realistas na execução, para podermos ser otimistas na colheita dos resultados. Ou seja: Quem se prepara para o pior é quem pode esperar pelo melhor.

Preparados. É assim que vamos poder construir um futuro melhor.

 

D.J. Castro


Report publication
    000

    Recomended for you