Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

É DE PEQUENO QUE SE ENSINA O PODER DA CRIATIVIDADE!

É DE PEQUENO QUE SE ENSINA O PODER DA CRIATIVIDADE!
Janilton Prado
Aug. 7 - 2 min read
000

Aqui em casa estamos revivendo algumas lições com a chegada da minha neta. Liz chegou num momento onde o mundo se transformou e todos os dias buscamos formas inovadoras e criativas para lidar com os dilemas dessa época tão singular. Juntos estamos reaprendendo coisas, testando modelos, fórmulas mas no fim, com mais dúvidas do que certezas. Voltamos a ser crianças curiosas e estamos revisitando áreas da nossa imaginação que estavam adormecidas, mas que agora são extremamente necessárias. Estamos reaprendendo essa tal "criatividade" até na hora do banho. 

As famílias, e por consequência as cidades, são o resultado de sua gente, de suas histórias, suas diferenças e discutir sobre o papel da criatividade num processo de transformação sem falarmos de nossas crianças é sem dúvida o caminho mais difícil. Observar a inventividade das crianças e relacionar os processos criativos num contexto amplo de aprendizado pode nos trazer grandes resultados quando levamos para o campo de gestão de cidades e empresas, por exemplo.

Imagine que atualmente, independente do ramo de atuação, os profissionais estão se reinventando, reaprendendo e aprendendo, buscando alternativas para a sustentabilidade de seu negócio e muitas das vezes trilhando outros caminhos nunca antes pensados. Como crianças numa banheira, descobrimos detalhes com um olhar diferenciado, experimentamos sensações, medos, conquistas... trabalhamos nossos vieses cognitivos de forma extraordinária. O novo nos cerca. Os desafios são diários. Os problemas são inevitáveis. É hora do banho.

E que bom que esse momento nos possibilita lutarmos contra nossos mais horripilantes problemas. Mergulharmos numa banheira de novidades, sensações nos deixa mais preparados para o futuro. Essa é uma batalha necessária, diária, que nos fará crescer ainda mais  preparados, ousados,  pois a criatividade só existe quando uma situação problema cruza nosso caminho. Assim como as crianças precisamos enxergar obstáculos como oportunidades e aproveitar esse momento para ajustar nosso propósito. Sim, precisamos mergulhar e limpar nossa alma de coisas antigas. 

Então vale muito à pena refletir se estamos observando a vida com esse olhar de criança curiosa. Se estamos pedindo a ajuda certa para preparar o nosso banho quentinho. Se estamos dispostos à aprender e futuramente poder desfrutar de uma potente ducha de conhecimentos que a vida nos proporcionará. O importante é a hora do banho. E você? Está disposto?


Report publication
    000

    Recomended for you