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Como a cultura do “cancelamento” pode atrapalhar uma ação bem estruturada

Como a cultura do “cancelamento” pode atrapalhar uma ação bem estruturada
Tatiana Conradi
Feb. 9 - 2 min read
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*Este texto é de fevereiro de 2020, mas como o tema se tornou tão discutido nas últimas semanas resolvi publicar aqui na comunidade. 

Você já ouviu a expressão “cancelar uma pessoa"? 

Esta expressão popularizou-se na internet no ano passado e significa tornar alguém ruim e sem valor. Descaracterizar a pessoa como um exemplo a ser seguido. 

Imagine que você passou um mês e meio para: Montar uma proposta; validar o orçamento; conseguir contato com a assessoria de imprensa; conversar com o influencer e fechar os pacotes. Um dia após as primeiras publicações do seu pacote, viraliza uma postagem preconceituosa daquele Influencer. Pronto! Em menos de 24 horas todo o trabalho de mais de um mês de planejamento foi por água abaixo. 

A internet quebra! Em poucas horas a expressão mais citada é “cancelado”. Toda a imagem que estava atrelada ao Influencer e todo o poder de venda é imediatamente cancelado junto com ele.

Quem trabalha frequentemente com Influencer já está acostumado com a instabilidade deste meio e sabe os perigos que corre. 

Com o aumento do uso de influenciadores nas ações, também devemos aumentar o cuidado com quem colocamos para ser embaixador da nossa marca. Conhecemos o poder de venda através da imagens destas pessoas, porém, todo o cuidado é pouco para não causar um efeito reverso. 

É preciso muito planejamento e uma estratégia bem amarrada, levando em conta todos as possíveis falhas durante as ações. É sempre bom lembrar que não estamos imunes a falhas no processo, mas podemos evitar muita coisa com um trabalho bem feito. 

Algumas dicas para trabalhar com influencer:

  • Procure por quem está mais próximo possível do seu perfil: Aquele que conversa diretamente com o público-alvo do seu produto e que possui valores semelhantes aos que sua empresa carrega;
  • Faça uma pesquisa aprofundada sobre o Influencer: Procure vídeos, fotos, publicações novas e antigas. Já se envolveu em polêmicas? Já respondeu processos? Como se comporta com seu público? 
  • Elabore um contrato com cláusulas claras sobre o que acontece caso a imagem do Influencer seja manchada enquanto a ação estiver em andamento. 

Lembrando sempre que nenhum cancelamento surge do nada. São sempre motivos graves onde pessoas saíram feridas de alguma forma. As empresas devem estar atentas e se posicionarem de forma humana caso aconteça algo.


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