Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

A propósito, o tal "propósito"

A propósito, o tal "propósito"
Gilberto Marques
Sep. 20 - 2 min read
000

Basta acessar alguma plataforma de negócios ou criatividade, e lá vem o tal "propósito".

Depois de ler o conteúdo apresentado, volta e meia vem um quê de dúvida, pois não conseguimos completar a ideia proposta pelo especialista. Algo muito comum no marquetês de algumas plataformas, normalmente cheio de gênios e vencedores, que tratam o assunto, e a nós, com certo desdém.

Ocorre que, pra variar, "propósito" é um conceito que não se constrói sozinho e, portanto, o assunto precisa ser mais estudado para que se possa construir uma base conceitual e bastante pessoal para definição do termo.

Ok, você está certo: é pessoal e intransferível e só funciona pra você, pois tem o seu DNA. Sem chance de algum treinador lhe escrever o propósito para você só aplicar e seguir em frente.

Então, pra ajudar, vou colocar dois outros conceitos pra alimentar a sua pesquisa:

*Desígnio - é dar sentido e direção à vida. É revestí-la de propósito e significado.

*Destino - refere-se ao futuro, enquanto desígnio. Tem a ver com o impacto futuro das decisões e ações tomadas no presente. Não se trata "do que farei se isso acontecer..." mas, "do que acontecerá se eu fizer isso..."

Meditado sobre essas questões, pode, então, começar a pensar no propósito. Na verdade, no seu propósito: aquilo que te move, sua paixão, seu projeto de sucesso, sua visão de mundo e de prosperidade, suas relações com as pessoas e o trabalho..

Seu conjunto pessoal de regras para a vida profissional e afetiva. Seu roteiro para a transformação pessoal, espelho e porta para o desenvolvimento e crescimento pessoal criativo.

Pode estar certo que é quase uma aventura. Se prepare, pois será bastante especial.

(PS.: a leitura do livro O Mestre e o Herói, de Domingos Pellegrini, me ajudou um bocado no início da minha viagem pessoal. Quem sabe possa ajudá-lo também...)


Report publication
    000

    Recomended for you