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3 erros que o Ifood poderia ter evitado se tivesse feito o nosso curso Sustentabilidade Criativa.

3 erros que o Ifood poderia ter evitado se tivesse feito o nosso curso Sustentabilidade Criativa.
Casa Origem
Apr. 7 - 5 min read
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O Ifood tem marcado presença no Big Brother Brasil 2021, mas dessa vez eles não fizeram a tarefa de casa. 

Na primeira gafe, enviaram comida para 1 participante do BBB em várias mini embalagens, sendo todas elas de plástico descartável que provavelmente após o uso foram descartadas e jogadas no lixo misturado, gerando um custo de milhões de reais para o contribuinte (leia-se como contribuinte eu, você e todos os cidadãos que consomem e pagam impostos no Brasil). Mas o público não perdoa (pessoas conscientes estão tomando conta dos espaços, amém!) e pressionou para que o Ifood se posicionasse frente ao total descaso com esse problema grave da humanidade: a produção de lixo e desperdício. Pois bem, o Ifood teve outra chance de enviar comida para outro participante, eis que surge a segunda gafe.

Tentando corrigir o primeiro erro, o Ifood envia novamente várias mini embalagens, mas dessa vez de papel resinado com plástico por dentro - e ainda fez o participante ler em voz alta que a embalagem era boa para o meio ambiente. Erro grave. Essas embalagens são piores para reciclagem e dão a ilusão de serem ecológicas.

Na terceira chance, aí sim o Ifood resolveu fazer uma pesquisa e ouvir quem já está há tempos nesse mercado e enviou embalagens feitas de mandioca e talheres de madeira (e já aproveitou pra fazer uma média com sacolas que eram bags de entrega).

Esse tipo de erro ocorre porque a empresa responsável não tem no seu CORE a veia da sustentabilidade REAL e PRÁTICA. Existem muitas soluções simples que não são eficazes, só funcionam para inglês ver, e uma empresa do tamanho e porte do Ifood deveria se atentar ao timing e qualidade do que oferece para ser uma empresa coerente e confiável. A hype da sustentabilidade não é mais diferencial, é essencial.

E se eu te contar que nós, aqui da Casa Origem, criamos o curso Sustentabilidade Criativa, em parceria com a Transcriativa e chancelado pela Unesco Sost e oferecemos para o Ifood antes de tudo isso acontecer? Pois é, eles falaram um belo NÃO e que não era o timing pra isso.

Pois bem. Listamos 3 erros que o Ifood poderia ter evitado se tivesse feito nosso Curso Sustentabilidade Criativa:

  1. Gastar dinheiro pesado em publicidade para ser mal visto em rede nacional: ao ser criticado por enviar embalagens de plástico descartável, o ifood trocou por embalagens de papel resinado que são mais difíceis de reciclar do que as anteriores! 

  2. Tentar resolver a situação só por causa da pressão do público e não porque entende o problema. Sustentabilidade é estudo, comprometimento e escolhas conscientes todos os dias, do início ao fim dos processos de uma empresa. Para atingir essa consciência, o mindset por trás do negócio precisa mudar e nosso curso ensina isso.

  3. Piorar o problema ao invés de resolvê-lo. O mindset por trás dos negócios do futuro exige que se tenha responsabilidade nas escolhas de produto e - de uma vez por todas - a embalagem faz parte do produto! Na segunda chance que eles tiveram de resolver o problema, eles mandaram qualquer tapa buraco para não ficar feio - não contavam com a astúcia do povo brasileiro, que não ia deixar passar tamanho greenwashing. 

De acordo com a tabela de preços disponível no site de Negócios da Globo, um comercial de 30 segundos para o mercado nacional custa R$ 508 mil. Aparecer durante o programa, com os participantes do BBB, esse preço aumenta exponencialmente.

Com esse dinheiro, eles poderiam ter investido no curso Sustentabilidade Criativa e treinado todos os 250 mil restaurantes da rede. Com esse dinheiro, nós aqui da linha de frente das mudanças estruturais da sociedade faríamos uma revolução no jeito de se fazer negócios em todos os restaurantes da rede do Ifood.

Temos experiência teórica e prática nesse assunto, não é qualquer coisa que funciona, não é qualquer solução que vai tirar a gente da direção ao colapso.

Mas existem soluções. Existem saídas reais. Basta que quem detém o poder de decisão enxergue. Vamos fazer essa mensagem chegar a eles.

Compartilhe esse texto, o post no Instagram e em todas as suas redes. Queremos mudar a estrutura das coisas e você faz parte disso.

BORA MUDAR O MUNDO JUNTO!

Abração,

Jo.

 

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