Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

03 insights para entender e respeitar "o tempo das coisas".

03 insights para entender e respeitar "o tempo das coisas".
Julia Guedes
Jul. 28 - 5 min read
010

Você não plantaria uma semente e ficaria 'cutucando-a' toda hora só pra ver se ela já cresceu, certo? Então, por que - eventualmente - você se questiona, questiona seu trabalho duro e suas decisões?

Essa pergunta é pra você mas poderia ter sido feita de forma direta e reta pra Julia do passado.

Por bastante tempo eu fiz isso, desenterrei e mexi em minhas sementes o tempo todo, sem paciência para esperar que elas crescessem. Isso aconteceu algumas vezes em minha vida e em diversas esferas, incluindo minha carreira, até que eu entendi algumas coisas que mudaram minha forma de pensar e encarar meus processos. 

Compartilho 03 insights que me ajudaram a entender e respeitar "o tempo das coisas":

1) Respeite o tempo do tempo, respeite a si mesmo(a).

Tudo na vida tem seu tempo: semear, crescer, amadurecer e então florir.

Alimentar a ansiedade querendo que as coisas aconteçam logo, se criticar enquanto algo não aconteceu ainda ou se comparar com a trajetória de outras pessoas não vai somente atrapalhar como também pode fazer com que você se sinta mal por não ter alcançado determinado objetivo.

Muitas vezes esse momento desejado pode não ter chego ainda por questões que você nem controla ou simplesmente por você não estar pronto(a).

Um exemplo corriqueiro e prático: se você está em busca de um emprego ou oportunidade nova, entrar a cada 5 minutos no LinkedIn só vai te trazer mais ansiedade. Checar as oportunidades, garantir que fez o melhor no momento em que se inscreveu para uma vaga (seja através de um currículo, um contato ou seu próprio perfil na rede) são coisas que você pode fazer para ser notado em um processo seletivo.

Feito isso, relaxe e vá fazer algo que te ajude a não ficar ruminando a respeito da vaga toda hora.

Dê uma pausa e...

Pegue um pouco de ar fresco, ouça uma meditação guiada, leia um livro ou relaxe, descanse, pratique o autocuidado, beba água, fique longe das redes sociais e ligue ou escreva para a pessoa que você mais gosta, encontre suas necessidades.

É fácil? Não. Mas você pode escolher mudar sua atitude, exercitar sua paciência e deixar que as coisas aconteçam.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Fonte: Instagram @universodapsicologia

2) Plantamos sementes diariamente em nossas vidas, aproveite a jornada enquanto elas crescem.

Essa "semente" pode estar relacionada à sua carreira, você mesmo(a) em seu processo de autodesenvolvimento, aos relacionamentos e qualquer outro ponto de sua vida que seja importante para você. 

Especialmente em meu contexto e cenário profissional atual, em que vivo uma fase de criação de um caminho de exploração da minha criatividade (e que eu nem sei aonde esse caminho vai me levar), preciso lidar todos os dias com o tempo de "espera" ou de evolução das sementes que tenho plantado.

O que não significa que eu sento e espero as coisas acontecerem. 

Tenho alguma ideia do caminho e baseado nesses pontos busco tomar atitudes e escolher atividades que estejam alinhadas com isso, de resto, ainda não sei quais serão os frutos que colherei do plantio. E já diria minha competente e sábia terapeuta: "e tá tudo bem!".

É óbvio que tenho meus dias de questionamentos e inquietudes, mas com a prática da paciência, o exercício de avaliar os cenários que vivo de forma racional e foco no momento presente, esse desconforto se transforma a cada dia que passa em uma apreciação de cada passo da jornada.

Em um cenário desconhecido, quando você não tem todas as respostas, tudo é possível.

Uma coisa que li esses tempos foi: em um cenário que você não conhece o que vem pela frente e você não tem todas as respostas, tudo é possível. E isso é maravilhoso pois me lembra que o céu é o limite

3) Escolha conscientemente o que te traz mais paz e tranquilidade mesmo em um cenário incerto.

As flores podem crescer de todas as cores e tamanhos. Entenda apenas que as coisas têm um tempo para acontecer, plante suas sementes, aprecie a jornada, relaxe e espere florescer. Ou em outras palavras, se dê tempo para florescer.

As coisas acontecerão com você colocando ou não pressão em si mesmo(a) ou em determinada situação, a diferença é que tendo calma e paciência com os seus próprios processos você pode viver de uma forma muito mais leve, afinal, o mais importante é praticar o entendimento de que o que importa é a jornada e não o destino

Tenha paciência e continue regando suas sementes todos os dias. Acredite na jornada!

Entender isso também é um processo mas o primeiro passo está aí pra ser dado, não é mesmo?

Com carinho, Ju.


Report publication
    010

    Recomended for you